WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criar minhocas para produção de húmus é lucrativo?

Criar minhocas é relativamente simples e, dependendo da finalidade a que se destina, não exige grandes investimentos

Criar minhocas para produção de húmus é lucrativo?

A minhocultura, ou seja, o cultivo de espécimes de minhocas em cativeiro é uma atividade zootécnica que tem como processo básico a vermicompostagem.

Esse processo consiste na transformação dos resíduos orgânicos em uma forma mais estabilizada da matéria orgânica, resultante da ação das minhocas e da microflora que vive em seu trato digestivo, produzindo húmus que é a excreção das minhocas.

O húmus é a forma mais utilizada de comercialização na minhocultura. É um excelente adubo orgânico e pode ser utilizado na nutrição de qualquer vegetal exercendo também papel fundamental em tornar o solo vivo.

O húmus pode ser usado em lavouras, sementeiras, vasos de planta, hortas, pomares e jardins, portanto, seus consumidores são os lavradores, viveiristas, fruticultores, paisagistas, estabelecimentos comerciais, que operam com linha de produtos para jardinagem e agricultura. São ainda consumidores os campos de golfe e de futebol.

Uma atividade agrícola que vem crescendo em grande quantidade é a agricultura orgânica que produz alimentos saudáveis e de alto valor nutritivo. A agricultura orgânica cresce a taxa de 30% ano no Brasil e recomenda em suas normas técnicas o uso do húmus.

O importante para a ampliação do mercado consumidor é a divulgação do uso do húmus, suas qualidades e sua forma de aplicação.

No entanto, na hora de comercializar o húmus, é importante fazer uma análise de mercado, pois, em certas regiões do país, ele já esta saturado, sendo difícil a colocação do produto à venda.

É comercializado, com 40% de umidade, e a granel, quando destinado a lavouras, viveiristas, chácaras etc. Para facilitar o manuseio, pode ser fornecido em sacos reciclados de areia ou em sacos de 20 kg. Quando destinado a lojas comerciais, revendedoras do produto, são embalados em sacos plásticos com capacidade de 1, 2 e até 10 kg.

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Criações

Por Daniela Guimarães.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?