WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Creche - áreas para as atividades infantis e brinquedo dramático

 

Brincar, além de ser saudável para as crainças, desenvolve a capacidade física, intelectual e motora do organismo. No entanto, para desenvolver boas atividades infantis, uma creche necessita de áreas de recreação adequadas, levando-se em consideração os tipos de brinquedos que serão utilizados e o número de crianças por turma. Conheça, a seguir, alguns tipos de áreas para que você possa adequar a sua creche ou, no caso de pais leitores, poderem verificar se elas estão de acordo com o esperado.

Área para brincar

A área para brincar concentra-se na mesa de atividades com cadeiras, oferecendo às crianças uma grande variedade de materiais que facilitam a autoexpressão, a coordenação motora e a criatividade. Somam-se ao convidativo espaço caixas com material necessário para pinturas, com tintas, crayons, cola, vários tipos de papel, massinha, tesoura e material descartável o mais variado possível.

Área silenciosa

Local onde são desenvolvidas as atividades mais calmas ou que requeiram da criança uma atitude relaxante, quieta, pronta para ouvir e falar, ler, sentar ou dançar. Aqui também se localizam os instrumentos de música, uma exposição de livros para as crianças verem e folhearem. O gosto pela leitura e o amor aos livros devem ser desenvolvidos bem cedo.

Área externa

A área externa tem a finalidade de prover espaço e condições para a criança correr, pular, escorregar, subir e descer, exercitando-se fisicamente e com segurança. Dessa área, a criança poderá estudar a natureza, observando todos os fenômenos naturais e seu efeito sobre plantio de hortas, flores ou jardins. Os equipamentos, como velocípedes, pneus, escorregador, balanços, caixas e tábuas, desenvolvem os músculos e a coordenação. O brinquedo, nessa área, permite que a criança gaste energia, extravase suas emoções e suas necessidades de movimento e atividades, desenvolvendo um bom relacionamento social.

Brinquedo dramático

Local onde as crianças assumem papéis dos membros da família da sociedade como um todo, não só treinando as diversas funções, como internalizando e resolvendo conflitos, ansiedades, problemas e perguntas sobre irmãos, pais e amigos, extravasando emoções. Nesse espaço as crianças se sentem livres para brincar do que quiserem, independente de rótulos de gêneros, ou seja, os meninos podem brincar de boneca e cozinhar, enquanto as meninas podem brincar de tratoristas, de soldados, pintores ou médicas.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT da área Pequenas Empresas e Educação Infantil, entre eles o Curso Como Montar e Administrar uma Creche, produzidos pelo Centro de Produções Técnicas.

Saiba mais sobre as atividades desenvolvidas em creches, acessando os artigos abaixo:

Brincadeiras infantis nas creches educam e desenvolvem a inteligência

Creche - divisão e organização das salas de atividades das creches

Administração de Creche - planejamentos de brincadeiras e atividades recreativas

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!