WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Controlando o estoque de forma eficiente

É no estoque que se encontra boa parte do investimento de empresas

Estoquista

Hélvio Tadeu, professor do Curso CPT Como Administrar Estoque e Almoxarifado, destaca que é no estoque que se concentra boa parte do investimento de muitas empresas e são vários os aspectos que envolvem o gerenciamento de estoque, como gestão de materiais, controle, organização do almoxarifado, expedição e operação logística.

Gestores sabem que o estoque de suas empresas significa dinheiro investido. Dessa forma, estoque parado representa dinheiro que não entra. Muitas empresas acabam tendo prejuízo pela falta de ou pela má administração do seu estoque, que necessita ser controlado de forma eficiente.

Diante disso, fica fácil perceber a importância do controle do estoque. Para não perder mais dinheiro, fique tranquilo! A gente te ajuda nessa missão. Confira algumas dicas para controlar o seu estoque:

Estoquista

O primeiro ponto a ser observado é o estoquista, isto é, a pessoa responsável por ele. Dentre outras características, precisa ser uma pessoa responsável, organizada, experiente e de confiança. Deve, ainda, ter a capacidade de realizar um “pente-fino” sempre que necessário, sem deixar passar nenhum detalhe.

Formas de controle

Existem algumas técnicas que ajudam no controle do estoque, como a técnica “PEPS”: o primeiro produto que entra, é o primeiro que sai. Ela ajuda a controlar a partir de uma ordem cronológica, ou seja, para evitar o acúmulo e consequente “perda” do produto, define-se que os que já estão armazenados há mais tempo devem ser os primeiros a serem vendidos.

Contabilização

Deixe de lado as estimativas e tenha sempre em mão a verdadeira contabilidade dos produtos que você possui em seu estoque. A partir dela, será possível gerenciá-lo de forma mais precisa, para evitar a quebra de estoque.

Organização lógica

Para não se perder em meio aos seus produtos, defina uma forma de organização que facilite na hora de encontrar algum produto específico. Você pode organizá-los por “grupos” ou por afinidade, dependendo do tipo de produto que você armazena. Por exemplo, tratando-se de alimentos, é interessante organizá-los por validade, para que não haja perdas.

Controle

Mesmo com uma contabilidade precisa, alguns números podem se alterar e sair do controle com o passar dos dias. Estabeleça um prazo para que sejam realizados controles periódicos, identificando desvios e conferindo se a quantidade está de acordo com o registro de entrada e saída.

Planejamento

Muitas empresas acabam cometendo um erro que, a princípio, parece vantajoso: compram vários produtos em uma promoção, para aproveitar o melhor preço. Porém, em muitos casos, essa economia acaba se tornando prejuízo, pois os produtos acabam estragando ou avariados por terem sido armazenados “de qualquer jeito”, dado que o estoque não dispõe de espaço. Ao perceber uma promoção, avalie se a compra realmente é necessária e, caso seja, avalie também a capacidade do seu estoque para receber essa nova remessa de produtos.



Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Como Administrar Estoque e Almoxarifado
Como Administrar Pequenas Empresas
Como Administrar Pequenas Indústrias

Fonte: Blog de Gestão Empresarial – brasaosistemas.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!