O consenso é uma ferramenta vital para o sucesso de uma administração participativa. Significa concordância geral, mesmo que haja opiniões divergentes (o que é normalíssimo), pois no consenso o que deve ser avaliado é aquilo que é melhor para o grupo, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1.
O consenso reforça a participação de todos. As pessoas encontram solução para problemas mais rapidamente; aprende-se com o grupo, evidenciam-se talentos ou características pessoais antes não percebidos; identifica-se capacidade individual e a forma de relacionamento com todos; descobrem-se teimosos, persistentes, os que acreditam numa ideia e a defendem com argumentos que podem suscitar novos dados que enriquecem o processo e, ou projeto.
Algumas regras que facilitam o consenso:
- não impor opiniões.
- nunca mudar de opinião, somente para fugir da discussão.
- evitar técnicas de redução de conflito como: voto da maioria, cara ou coroa, negociação política do é “dando que se recebe”, ou seja, troca de favores.
- encarar a diferença de opiniões como naturais e úteis e não como obstáculos.
- respeitar as opiniões de todos os envolvidos e em todos os momentos. Sem ridicularizar ninguém.
- desconfiar do consenso e acordo rápido.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Afinal, o que é gerenciar? Como definir esse conceito?
- Administração participativa: do que se trata e em que se fundamenta?
- Especialista: O problema não é ser pequeno, e sim não pensar grande!
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Por Silvana Teixeira.
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