WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Conheça os malefícios dos agrotóxicos para a saúde humana

Para ilustrar os riscos e os malefícios dos agrotóxicos para a saúde humana, observe algumas complicações verificadas no organismo em virtude de doses exageradas dos resíduos químicos

Conheça os malefícios dos agrotóxicos para a saúde humana   Artigos CPT

Cientistas americanos lançaram um livro que pode ser considerado uma grande contribuição para a humanidade, chamado “O futuro roubado”, de autoria da Drª Theo Colborn e colaboradores. "Nesse livro, estão destacados os efeitos dos agrotóxicos e de outras substâncias químicas sobre a vida animal, seus acúmulos na cadeia alimentar e o comprometimento da saúde e reprodução da espécie humana", afirma Jacimar Luis de Souza, professor do Curso CPT Curso Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino.

“O Futuro Roubado” oferece uma descrição realista sobre a pesquisa científica emergente que investiga de que maneira uma ampla variedade de agentes químicos sintéticos alteram delicados sistemas hormonais. Esses sistemas têm um papel fundamental, desde o desenvolvimento sexual humano até a formação do comportamento da inteligência e o funcionamento do sistema imunológico. Estudos com animais e seres humanos relacionam os agentes químicos a inúmeros problemas, como a infertilidade e deformações genitais; cânceres desencadeados por hormônios, como o câncer de mama e de próstata; desordens neurológicas em crianças, como hiperatividade e déficit de atenção; e problemas de desenvolvimento e reprodução em animais silvestres.

Para ilustrar os riscos e os malefícios dos agrotóxicos para a saúde humana, observe algumas complicações verificadas no organismo em virtude de doses exageradas dos resíduos desses compostos químicos identificados nessas análises citadas anteriormente:


- Intestino
Alguns fungicidas como o clorotalonil, encontrado na alface e em outras verduras, podem provocar irritação nas mucosas intestinais. Acima do limite permitido, geram também diarreias.

- Pernas
O metamidofós, inseticida fosforado encontrado com frequência no morango, é capaz de produzir atrofia dos membros inferiores e até paralisia temporária.

- Distúrbios Neurológicos
Em doses muito elevadas, os pesticidas clorados, como o endosulfan, aplicados no morango e na uva, podem afetar os sistemas neuromusculares central e periférico.

- Coração
A arritmia cardíaca é um dos sintomas de doses elevadas de inseticidas fosforados. É o caso do clorpirifós, também encontrado na cenoura e no morango.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Dica de saúde: prefira os alimentos orgânicos!
Consuma qualidade, consuma alimentos orgânicos

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


Conheça os Cursos CPT da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!