Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça algumas técnicas e ganhe dinheiro fabricando e comercializando produtos de limpeza

Conhecendo as técnicas de fabricação e de manipulação das matérias-primas pode-se fabricar produtos que ganham em qualidade, em relação aos já existentes no mercado

 

A produção artesanal de produtos de limpeza é uma atividade que pode proporcionar bons lucros e, ao mesmo tempo, ser prazerosa

A produção artesanal de produtos de limpeza tem se afirmado como uma excelente alternativa para aqueles que estão à procura de uma atividade para aumentar a renda familiar. Esta atividade mostra-se muito atrativa, também, para aqueles que querem abrir o seu próprio negócio ou, simplesmente,  ocupar o tempo de maneira útil e agradável.

É inegável, enfim, que a produção artesanal de produtos de limpeza é uma atividade que pode proporcionar bons lucros e ao mesmo tempo ser prazerosa. Pode-se, com alguns pequenos cuidados, fabricar seu próprio detergente ou desinfetante, bem como um bom amaciante. Há uma variedade grande de produtos que podem ser fabricados em casa, e no caso de pequenas produções não há a necessidade de equipamentos ou instalações sofisticadas.

“Os produtos de limpeza constituem um grande negócio, pois, na vida moderna, ninguém vive sem eles”,  afirma a professora Eliana Aparecida Rodella, do curso Fabricação de Produtos de Limpeza – Processo Artesanal, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

 

limpeza

Na vida moderna, ninguém vive sem os produtos de limpeza

Um produto que tenha qualidade comprovada vai atrair clientes exigentes. Conhecendo as técnicas de fabricação e de manipulação das matérias-primas pode-se fabricar produtos que ganham em qualidade, em relação aos já existentes no mercado. Portanto, para aqueles que pretendem comercializar esses produtos, é muito importante o cuidado com a qualidade.

É importante esclarecer que quando se tem como objetivo o crescimento de uma linha de produção, deve-se obedecer aos critérios legais, como a liberação do alvará sanitário expedido pela vigilância sanitária, autorização de funcionamento expedido pelas autoridades sanitárias Nacionais e registro ou notificação dos produtos junto a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Comercialização
Ao comercializar a produção, o empreendedor deverá calcular o preço de venda de cada produto usando, para isto, o seu custo multiplicado por três.

Economia
Se você fizer uma quantidade de produto maior, você pode comprar as matérias-primas muito mais barato, e aumentar os seus lucros. Quanto maior a quantidade, mais barato fica devido a economia de escala.

limpeza

Os pontos de venda para esses produtos podem ser simples, mas devem ser muito bem organizados para atrair a atenção

Ponto de venda
Os pontos de venda para esses produtos podem ser simples, mas devem ser muito bem organizados para atrair a atenção. Deve-se colocar os produtos em galões, de um determinado volume. O ideal é que sejam padronizados para uma boa apresentação. Cada galão com as devidas etiquetas, para a rápida identificação. Pode-se comercializar o galão ou a granel se o cliente trouxer a embalagem. Basta vender por um preço mais baixo o que vai estimular essa ação.

Marketing
Ao lançar uma linha de produtos no mercado, considere o marketing um fator importante para o sucesso do negócio. Com tantos desafios como abertura de mercado, condições econômicas, concorrência, a utilização do marketing ajudará a transformar desafios em oportunidades.

Pesquisa
Busque conhecer primeiro o mercado. Pesquise a fundo. Conhecendo-o o empreendedor definirá o seu alvo com facilidade, o que lhe permitirá explorar mercados com grande potencial.

Clientela
Uma etapa importante a ser citada é a conscientização de todos sobre o valor do cliente. Todos em conjunto devem desenvolver as suas ações de forma integrada em prol de um único objetivo: O cliente.

limpeza

Produto, sua marca, valores, embalagem, preço e distribuição: Crie uma marca forte

Estratégia
Produto, sua marca, valores, embalagem, preço e distribuição: Crie uma marca forte. Agregue valores a esta marca. Faça o cliente conhecê-la, respeitá-la, consumi-la até mesmo admirá-la. Crie novas embalagens chamativas, seguras, originais e práticas. Considere a embalagem junto ao rótulo a roupagem de seu produto. Por isso, valorize também o seu rótulo.

Amaciante de roupas
Formulação
- 1kg de base amaciante azul ou branca
- 40 L de água desmineralizada
- Essência a gosto

Modo de fazer
- Coloque a água para esquentar, até que ela atinja uma temperatura entre os 60 e 70ºC.
- Pique a base em pedaços pequenos para que ela dissolva mais facilmente.
- Despeje dentro da água quente, ainda no fogo.
- Mexa até dissolver totalmente.
- Quando ferver, retire água do fogo e coloque numa outra superfície.
- Continue mexendo bem até esfriar, quando a mistura adquire a textura grossa de amaciante.
- Quando estiver frio, adicione a essência na quantidade desejada e misture bem.

limpeza

Conhecendo as técnicas de fabricação e de manipulação das matérias-primas pode-se fabricar produtos que ganham em qualidade

DICAS: Quando a água se aproxima dos 70ºC, ela começa a soltar bolhas. Nesse momento, é que se coloca a base para derreter. A base deve ser colocada picada para dissolver mais rápido. Só deve receber a essência quando tiver totalmente frio, para que a essência não evapore. Com 1kg de base você faz 40 L de amaciante. Para fabricar esta quantidade de amaciante você pode usar um balde de alumínio com capacidade para 40 L. O plástico não pode ser usado, pois retém o perfume. Para facilitar o manuseio no fogo, coloque somente 20 L de água para esquentar e dissolver a base. Quando retirar do fogo, passe para uma vasilha maior e junte os outros 20 litros de água, que devem estar mornos (nem frio, para não empelotar a mistura, nem quente, para não demorar demais a esfriar). Recipientes plásticos retém o perfume: esteja atento(a) a esse fato se optar por usar balde de plástico para a mistura.

Rendimento: 40 L.

Amaciante glicerinado
Ele amacia mais a roupa por ser emoliente.

Formulação
- 1 L de amaciante pronto
- 20 mL de glicerina bidestilada

Modo de fazer
- Acrescente a glicerina no amaciante e misture bem.

Rendimento: 1L.


Amaciante anti-mofo
É usado em épocas de chuva, quando a roupa não seca e pode dar mofo.

Formulação
- 1L de amaciante pronto
- 10 mL de formol

Modo de fazer
- Misture bem o formol no amaciante pronto.

Modo de usar todos os tipos de amaciantes:
- Despeje a quantidade desejada de amaciante na água e dissolva bem com as mãos.
- Coloque a roupa de molho e deixe por alguns minutos. Roupas que tenham sido alvejadas, precisam de uma quantidade maior de amaciante, pois o cloro contrai as fibras celulósicas.
- Torça a roupa e deixe secar na sombra.

Rendimento: 1L.


Confira mais informações, acessando os cursos da área Pequenas Indústrias.

Por Silvana Teixeira

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Zeli Cardoso

26 de dez de 2018

Gostaria de começar no ramo de produtos de limpeza e gostaria de saber tudo sobre o assunto: produtos, curso, matéria-prima. Como vocês podem me ajudar? Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de dez de 2018

Olá Zeli Cardoso,

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato para esclarecer suas principais sobre o tema e sobre os nossos cursos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Rona Marcos

3 de dez de 2017

Então queria saber como fazer o curso o valor é tudo a respeito lucro embalagens matéria prima esposo e etc obrigado aguardo o retorno

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de dez de 2017

Olá, Rona.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Sandoval da Conceição Cardoso

18 de out de 2017

Estou abrindo um pequeno comercio, gostaria de contar com sua ajuda e comprar seu produto

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de out de 2017

Olá, Sandoval.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

davi santos

24 de jul de 2017

Gostaria de abrir uma loja como fasso para adiquirir uma franquia de produtos assim

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de jul de 2017

Olá, Davi.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Com o nosso Curso de Fabricação de Produtos de Limpeza você poderá frabricar seus próprios produtos, aumentando o lucro da sua loja. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues. 

JOSE ALVES

2 de abr de 2016

Olá pessoal do CPT, VOCÊS SÓ ESQUECERAM DE ALERTAR QUE FABRICAR E COMERCIALIZAR PRODUTOS DE LIMPEZA SEM AUTORIZAÇÃO É CRIME E PODE DAR CADEIA.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de abr de 2016

Olá José Alves,

Em nosso Curso CPT de Fabricação de Produtos de Limpeza, informamos que qualquer produto de limpeza para ser comercializado precisa da assinatura de uma químico responsável e deve ser fabricado seguindo a legislação.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Márcio Almeida

8 de out de 2015

Parabéns pela materia

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de out de 2015

Olá, Márcio Almeida!

Ficamos felizes que tenha gostado.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

maria lucia

18 de mai de 2015

Olá trabalho com banho e tosa de animais mas gostaria de trabalhar com a fabricação e venda de produtos de limpeza para obter renda extra e poder ajudar meus filhos. Gostaria de saber qual seria o meu investimento inicial e o espaço que eu teria que ter. Muito obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de mai de 2015

Olá, Maria Lúcia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre produtos de limpeza, clique aqui.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

jose ricardo

11 de mai de 2015

Estou com 40 anos e já estou sentindo as dificuldades de encontrar emprego então estou tentando um meio de ganhar dinheiro e vi que estes produtos pode min render um ganho já que estou sem trabalho.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de mai de 2015

Olá, José Ricardo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Programa de Afiliados.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

joani dos anjos florencio

14 de ago de 2014

Boa tarde, gostaria de saber se para fazer este curso e comercializar os produtos de limpeza tem que ter um engenheiro responsável para assinar ou não. Como que funciona se puder me mandar esta informação. Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de ago de 2014

Olá, Joani!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

sandra

19 de mar de 2013

Eu gostaria muito de obter este curso mas não dá no meu orçamento. Qual o menor preço que pode ficar a vista? Me ligue.

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de mar de 2013

Olá, Sandra!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atencisoamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!