Tanto professores quanto alunos têm como utilizar o Empreendedorismo a seu favor. Os professores devem trabalhar seu conceito, refletir sobre as características que o empreendedor deve ter e levar seu novo aprendizado à esfera escolar, de forma a contribuir de alguma forma para a educação. Entretanto, é também papel do educador instigar seus alunos a tomarem seus sonhos como núcleo, de forma a construir seu projeto de vida. “A missão do professor é mostrar que a vida não é uma sequência momentânea de prazer. A vida é resultado de ações que estamos realizando no presente”, afirma Michelle Gomes Lelis, professora do Curso a Distância CPT Educação Infantil - Educação Financeira e Empreendedorismo.
O empreendedor está presente em todas as áreas de atuação humana e as possibilidades de materialização do sonho empreendedor são infinitas, tantas quantas sejam os sonhadores. Desde que ele se encontre empenhado na busca de realização de seu sonho pessoal, sentindo-se dono do seu próprio caminho, inteiro, útil para si e para os outros, realizará o espírito empreendedor.
A educação empreendedora convida você, professor, para a missão de animador, inventor de recursos e aprendiz dos vários sonhos que surgirão em sua classe, afinal, os sonhos são personalíssimos. Fica claro, então, que a origem e a essência do empreendedorismo estão na emoção do indivíduo, na energia que o leva a transformar-se e a transformar sua vida.
Com base em pesquisas feitas em todo o mundo, o perfil do empreendedor se baseia em ser social, produto do meio em que vive (época e lugar) – se uma pessoa vive em um ambiente em que ser empreendedor é visto como algo positivo, então terá motivação para criar o seu próprio negócio; é um fenômeno regional, ou seja, existem cidades, regiões, países mais, ou menos, empreendedores do que outros.
O perfil do empreendedor (fatores do comportamento e atitudes que contribuem para o sucesso) pode variar de um lugar para outro. Seguem abaixo as principais características dos empreendedores, para que possamos exercitá-las na nossa prática educacional e em nossas vidas:
- Tem um “modelo”, uma pessoa que o influencia.
- Tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização.
- Trabalha sozinho.
- Tem perseverança e tenacidade.
- Fracasso é considerado um resultado como outro qualquer, ele aprende com os resultados
negativos, com os próprios erros.
- Tem grande energia, é um trabalhador incansável.
- Sabe fixar metas e alcançá-las, luta contra padrões impostos, diferencia-se. Tem a capacidade de ocupar um espaço não-ocupado por outros no mercado, descobrir nichos.
- Tem forte intuição, o que importa não é o que se sabe, mas o que se faz.
- Tem sempre alto comprometimento, crê no que faz.
- Cria situações para obter feedback sobre o seu comportamento e sabe utilizar tais informações para o seu aprimoramento.
- Sabe buscar, utilizar e controlar recursos.
- É um sonhador realista.
- É líder, cria um sistema próprio de relações com empregados. É comparado a um “líder de banda”, que dá liberdade a todos os músicos, extraindo deles o que têm de melhor, mas conseguindo transformar o conjunto em algo harmônico, seguindo uma partitura, um tema, um objetivo.
- É orientado para resultados, para o futuro, para o longo prazo.
- Aceita o dinheiro como uma das medidas de seu desempenho.
- Tece “redes de relações” (contatos, amizades) moderadas, mas utilizadas intensamente como suporte para alcançar os seus objetivos.
- A rede interna de relações (com sócios, colaboradores) é mais importante que a externa.
Quer saber mais sobre o Curso a Distância CPT? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos Online CPT da área Educação Infantil.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.