WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Como secar cogumelos no forno e no freezer

Embora o desidratador seja o melhor meio de secagem de cogumelos, é possível secá-los no forno ou no freezer

Como secar cogumelos no forno e no freezer

Secar cogumelos no forno e no freezer não é tão difícil como parece embora seja mais demorado. Com as dicas abaixo, você terá cogumelos o ano todo, com aspecto, aroma e sabor incríveis. Em relação às variedades de cogumelos indicadas para a secagem, o Shiitaki, o Shimeji e o Hirataki são perfeitos, todos nutritivos e saborosos mesmo desidratados”, explica Augusto Ferreira da Eira, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Cultivo de Cogumelo Shiitake.

No forno


Após higienizar e secar os cogumelos, corte-os em fatias com 0,3 centímetros de espessura. Em uma assadeira grande, distribua as fatias de cogumelos, uma ao lado da outra, em uma única camada. Leve ao forno pré-aquecido, sob temperatura de 65°C, por cerca de 60 minutos. Após esse tempo, retire do forno e vire-os. Pressione cada fatia com o auxílio de um papel-toalha para remover a umidade.

Leve os cogumelos novamente ao forno, por mais 60 minutos, até secarem por completo. Retire do forno e confira se ainda há umidade. Se houver, repita o processo até que não haja mais sinal algum de umidade. É importante que as fatias estejam, de fato, desidratadas para que o resultado seja bom. Normalmente, o cogumelo desidratado quebra facilmente, como se fosse biscoito cream cracker.

Quando as fatias de cogumelo estiverem no ponto, elas devem aguardar em um canto do balcão até esfriarem completamente. Os cogumelos desidratados não podem ser armazenados quentes, pois o calor produz umidade. Os recipientes mais adequados para acondicionar os cogumelos são os vidros hermeticamente fechados. Estes devem ser armazenados em locais escuros e frescos.

No freezer


Higienize e seque as fatias de cogumelo. Disponha cada uma delas, em uma única camada, em superfície plana, coberta com papel-toalha. Nesse processo, torna-se indispensável secar muito bem cada fatia até que não reste nenhuma gotícula de água. Caso contrário, ela vira cristal de gelo e compromete todo o trabalho de desidratação dos cogumelos no freezer. Assim que acomodar todas as fatias, cubra com papel-toalha.

Faça camadas com cogumelos e papel toalha até terminarem as fatias. Cada camada de cogumelos não pode tocar na outra. Coloque os cogumelos em camadas dentro de um saco de papel grande. Sua função é permitir que os vapores de água, durante a secagem dos cogumelos, saiam pelos microporos do papel. Deixe no freezer, por tempo necessário, até que todas as fatias de cogumelo estejam totalmente secas.

Dos dois processos de secagem de cogumelos, o realizado no freezer é o mais demorado, pois os cogumelos liberam água ao longo do processo de secagem. Sendo assim, se você tiver pressa para consumir os cogumelos, o processo no forno é o mais indicado embora ambos alcancem resultados excelentes.

Conheça os Cursos CPT da Área Cogumelos Comestíveis:

Cultivo de Cogumelo Shiitake

Cultivo Cogumelo: Shimeji e Hiratake

Cultivo do Cogumelo Champignon

Fontes: WikiHow - pt.wikihow.com
               Hiloved - pt.hiloved.com

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!