WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como se livrar do mato na área de cultivo

Até com culturas perenes o mato pode atrapalhar na área de cultivo, aprenda a lidar com ele!

Como se livrar do mato na área de cultivo   Artigo CPT

Quando se tem uma plantação o estímulo que é dado para as culturas crescerem faz com que consequentemente o mato e outras plantas se desenvolvam ali nessa terra, para isso o professor Afonso Peche Filho do Curso CPT de Mecanização em Pequenas Propriedades, nos ensina como controlar esse mato na área de cultivo e nas entrelinhas com o uso de máquinas.


Mesmo em culturas perenes, a presença de mato na área de cultivo é indesejável, devido à competição por água e nutrientes do solo. Mas, se o manejo for realizado de forma adequada, o mato exerce um papel muito importante, no aspecto de conservação do solo. Uma forma de fazer esse manejo adequado é realizando a técnica de roçar o mato. Os fruticultores vêm adotando a prática cultural de fazer o controle do mato nas entrelinhas da cultura de forma mecânica. Para isso, utilizam roçadoras tracionadas por microtratores.

O uso da roçadora permite que o mato cortado permaneça sobre o solo, formando uma cobertura morta. Essa cobertura, por sua vez, contribui sensivelmente para aumentar a taxa de infiltração de água no solo. Assim, se um volume de água infiltra através da superfície do solo, a parcela de água que fica disponível para escoar sobre a superfície do solo é muito pouca, reduzindo muito a possibilidade da ocorrência de erosão. Além disso, o maior volume de água infiltrada contribui para aumentar as reservas de água no solo e manter melhor controle de temperatura.

O procedimento adotado para deslocar uma roçadora do tipo montada deve ser realizado, realizando-se os seguintes passos:


• Primeiro passo: retirar os parafusos de fixação da torre de acoplamento da roçadora;


• Segundo passo: depois que os parafusos são soltos, retira-se a torre da posição em que se encontra, ou seja, do lado esquerdo da roçadora;


• Terceiro passo: Em seguida, a torre deverá ser deslocada para o lado direito da roçadora;


• Quarto passo: Deve-se fixar a torre no outro lado da roçadora, o que é feito conforme mostrado no filme;


• Quinto passo: coloca-se o eixo cardã, que transmite o movimento da TDP para o rotor da roçadora, entre as hastes da coluna da roçadora;

Sexto passo: dar um pequeno giro, na caixa de transmissão, por onde o rotor da roçadora é acionado. Mas, para isso, será necessário soltar todos os parafusos, que prendem essa caixa ao chassi da roçadora. Em seguida, dá-se um pequeno giro na caixa de transmissão, de tal forma que todos os parafusos mudem uma posição para frente, para finalizar, faz-se o reaperto de todos os parafusos da caixa e também da torre de acoplamento, certificando-se de que o eixo cardã se encontra entre as barras da torre.


Gostou da matéria? Quer aumentar seus conhecimentos sobre o assunto? Leia mais abaixo:

Microtratores e seus usos 

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

 

Conheça os Cursos CPT da Área Mecanização Agrícola
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?