Como recuperar e conservar nascentes que secaram totalmente

Qualquer planejamento no sentido de conservar ou recuperar uma nascente tem como princípio criar condições favoráveis no solo para que a água de chuva se infiltre até chegar ao aquífero

Recuperação de nascentes

Os reservatórios subterrâneos de água são os responsáveis pela manutenção das nascentes que, por sua vez, abastecem os cursos de águas superficiais. Como os reservatórios subterrâneos são formados a partir da água que infiltra através da superfície do solo, fica fácil entender que, para manter o fluxo dos cursos de águas superficiais, é necessário criar condições para que um grande volume de água das chuvas infiltre através da superfície do solo e chegue até aos reservatórios subterrâneos, garantindo o fluxo dos cursos de água durante o ano todo, inclusive na época da seca. Assim, pode-se concluir que todo e qualquer planejamento, no sentido de conservar ou recuperar uma nascente, tem como princípio básico criar condições favoráveis no solo para que a água de uma chuva possa infiltrar ao máximo, indo se depositar num aquífero que, por sua vez, irá abastecer uma ou mais nascentes que se encontrem associadas a ele.

Segundo Paulo Santanna e Castro, Professor do Curso CPT Recuperação e Conservação de Nascentes, “O que leva uma nascente a secar é a diminuição da capacidade do solo em infiltrar a água da chuva através da superfície do solo”. Abaixo, os principais fatores que favorecem o secamento de nascentes e possíveis medidas para evitar o problema:

1- Pastagens

Para se reduzir o grau de compactação do solo e os processos erosivos em áreas com pastagens, é necessário que se proceda a sua estabilização, para que, posteriormente, se possa adotar técnicas de conservação. A ocupação dessas áreas com vegetação rasteira vai ocasionar na camada superficial do solo, sua melhor fixação, além de maior acúmulo de matéria orgânica, facilitando a penetração da água da chuva. Assim, a água da chuva que ficou armazenada no solo irá percolar até a primeira camada impermeável e alcançará a depressão na qual aparece a nascente.

2- Desmatamento

A substituição da mata por pastagens, nas áreas de encosta, requer um planejamento adequado, de forma que exista um equilíbrio entre a quantidade de animais e a capacidade suporte da pastagem. Uma alternativa que resulte no melhor aproveitamento do pasto e na menor compactação do solo é o pastejo rotacionado, ou seja, a subdivisão da área em piquetes.

3- Cultivos agrícolas

Quando se deseja aproveitar as áreas de encosta, onde havia floresta, com cultivos agrícolas, as técnicas de conservação do solo adotadas deverão ser capazes de evitar a formação de erosão e a compactação do solo.

4- Pisoteio de animais

Outro cuidado que se deve ter durante o procedimento de recuperação de uma nascente é o isolamento da sua área de contribuição dinâmica. Essa medida não permite o pisoteio de animais, evitando a compactação da área e, também, os riscos de contaminação biológica do lençol freático.

5- Vegetação inadequada

Uma vez que o lençol freático encontra-se próximo da superfície do solo, não se deve implantar, nas proximidades dessa área, vegetação com grande capacidade de retirada de água.

Importante

Os processos de recuperação e conservação das nascentes são bastante complexos. Por isso, aconselha-se que tais medidas sejam assessoradas por técnicos especializados.

Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

jose maria

8 de abr de 2018

Quando uma nascente estiver completamente seca estes procedimentos tecnológicos ou pessoa leiga consegue recuperar

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de abr de 2018

Olá José Maria,

É recomendado que existe acompanhamento de um técnico ambiental.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

julio gomes

13 de mar de 2018

Eu gostaria de saber qual espécie de arvore eu posso planta no meu sitio para recuperação da nascente que ja tem uns 5 anos que secou o sitio esta localizado no noroeste do Espirito Santo na cidade de Itarana divisa com Laranja da Terra, obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de mar de 2018

Olá Julio,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Observar se há formação de capoeira (regeneração natural) com plantas como alecrim, carrapicho, jaborandi, lobeira, assa-peixe, embaúba, pinha do brejo, pombeiro, aroeira, sangra d’água, pororoca, maria-mole etc. Se esta for a situação de sua nascente, você só precisa cercar, mantendo uma distância mínima de 50 metros ao redor dela.

Se o entorno de sua nascente estiver ocupado com pasto e poucos arbustos, alem de cercar sua nascente é preciso plantar algumas árvores, escolhendo bem as espécies, a quantidade e distribuição. Dentro da área cercada recomenda-se plantar cerca de 30 a 100 árvores, dependendo do potencial de regeneração e do ecossistema local, sempre com espécies nativas.

A escolha das espécies para a recuperação e conservação das nascentes deve ser em função da umidade do solo, que é muito variável no entorno das nascentes. Por isso, antes da escolha das espécies, você deve dividir a área a ser florestada em três partes, dependendo das seguintes situações:

Áreas encharcadas: representam as áreas brejosas ou pantanosas que se encontram próximas ao curso d’água;

Áreas úmidas: representam as áreas localizadas entre as áreas encharcadas e as áreas bem drenadas;

Áreas bem drenadas: São as áreas menos úmidas dentro da área a ser reflorestada.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

GLEISER LUIS SOUZA BRAGA

10 de mar de 2018

Boa noite, minha mãe tem um sitio no interior de goias pois la tinha duas nascentes as duas secaram a uns três anos e possível esta recuperando essas nascentes.....

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de mar de 2018

Olá Gleiser,

É possível sim. E, para isto o CPT possui o Curso a Distância Recuepração e Conservação de Nascentes que pode ser de grande auxílio, para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Rodolfo Lemos de Almeida

28 de fev de 2018

Olá! Lá no meu sitio tem uma fonte com um tanque colado. Esse tal tanque teve um vazamento e secou, e acabou que a fonte secou também, Pq ela sempre mantinha o nível do tanque de quantidade de água. Abaixo do tanque tem um brejo, que depois que limpou, o brejo acabou secando também. Hoje o tanque tá seco, a fonte demos uma cavada e os minadores apareceram, porém quando chega um determinado nível, certa de 200 litros de água, ela acaba parando de crescer. Meu sonho é vê essa fonte cheia novamente, e o tanque também. Aqui na Bahia o tempo tá quente, que dificulta, Vocês podem me ajudar com alguma dica. (obs: Acima da fonte tem apenas duas árvores! Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de mar de 2018

Olá Rodolfo,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre meio ambiente.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Flavio silvestre Rocha

15 de fev de 2018

Olá, boa noite. Estou comprando uma área de 60 mil metros e lá tinha uma excelente nascente, mas agora não tem mais, por causa dos gados e pastagem. Gostaria de saber se consigo recuperar a nascente. Pois vou tirar o gado e deixar q a própria natureza recupere a mata nativa q virou pastagem. Agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de fev de 2018

Olá Flávio,

O CPT possui o Curso a Distância Restauração Florestal em Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal e o Curso a Distância Recuperação e Conservação de Nascentes, eles podem ser de grande ajuda. Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

josikley Weslley sousa

12 de fev de 2018

Na minha propriedade tem um brejo, nunca secava mais agora na seca ele seca. Gostaria de saber se posso fazer um tanque plantio alguma coisa que ajude a conservar água.

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de fev de 2018

Olá Josikley,

Você deve realizar a regeneração natural da mesma.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Carlos Alberto Rodrigues Guimarães

26 de jan de 2018

Gostaria de receber informações sobre recuperação de mina D'Água e a distancia para fazer a represa grato carlos guimarães

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de jan de 2018

Olá Carlos Alberto,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

carlos amorim

25 de jan de 2018

Tudo bem? Gostaria de receber mais detalhes e estou querendo jogar água com roda d'agua acima da nascente e gostaria de saber quantos metros acima da nascente é melhor.

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de jan de 2018

Olá Carlos,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Geralmente é em torno de 1,70 acima da nascente.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

guilherme

7 de jan de 2018

Parabéns. gostaria de receber mais informativos sobre recuperação de nascente e como encontrá-la.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de jan de 2018

Olá Guilherme,

Você receberá nossos boletins informativos na área de meio ambiente. Em alguns deles, serão abordados temas sobre nascentes.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Josué Bomfim

6 de jan de 2018

Ótima iniciativa. Sempre retorno a pagina para me atualizar.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de jan de 2018

Olá Josué Bomfim,

Que bom que você gosta dos nossos conteúdos e os utiliza para se atualizar, isso nos deixa felizes.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Cursos Relacionados

Curso Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais Curso Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais

Com Prof. Dr. Elias Silva

R$ 348,00 à vista ou em até 10x de R$ 34,80 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Recuperação e Conservação de Nascentes Curso Recuperação e Conservação de Nascentes

Com Prof. Dr. Paulo Sant’Anna

R$ 348,00 à vista ou em até 10x de R$ 34,80 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Restauração Florestal em Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal Curso Restauração Florestal em Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal

Com Prof. Dr. Sebastião Venâncio

R$ 360,00 à vista ou em até 10x de R$ 36,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Mais Artigos que abordam as diversas áreas do conhecimento

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade