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Como posso garantir a segurança digital da minha empresa?

Mesmo sendo um ambiente favorável às vendas, muitas empresas ficam expostas e podem sofrer golpes virtuais

Segurança digital - imagem ilustrativa

Rúbia Fonseca, professora do Curso CPT Fundamentos da Administração, destaca que embora abrir um negócio exija o exercício de tarefas administrativas, ser um empreendedor não faz de alguém um administrador. Nesse contexto, muitas empresas, mesmo com bons empreendedores, encontram dificuldade de administração.

Atualmente, inseridas em plena era tecnológica, as empresas precisaram se reinventar para conquistar seu lugar “ao sol” no mercado. Isso fez com que a grande maioria fosse praticamente obrigada a ingressar no ambiente digital, visando atingir um número maior de clientes e, consequentemente, obter mais lucros.

Ao mesmo tempo em que o meio digital funciona como uma mola que impulsiona as vendas e potencializa as vendas de várias empresas, ele pode se tornar inseguro e, de modo contrário, acarretar grandes prejuízos. Recentemente, mesmo lojas já consolidadas passaram por episódios de ataques virtuais que tiraram o sono dos administradores.

Logo, saber garantir a segurança digital de uma empresa é fundamental para que ela evite esse tipo de problema. A seguir, apresentamos algumas informações que podem ser úteis:

- Vulnerabilidade

O primeiro passo para garantir uma boa segurança digital é assumir o papel de que tudo é possível, isto é, sua empresa não é 100% segura e aquele papo de “isso não acontecerá comigo” deve ser deixado para trás. A qualquer momento sua empresa pode sofrer um ataque virtual e, por conta disso, toda a sua segurança interna precisa ser revisada.

- Responsabilidade

Dada a situação atípica que vivemos, muitas empresas adotaram o home office para boa parte dos seus funcionários – algumas, para todos eles. Para que isso não se torne um problema, uma boa solução é implementar um termo de conduta e de responsabilidade, orientando-os com relação a tudo o que isso implica.

- Treinamento

Sabe aquele ditado popular “Errar é humano”? De fato, a falha humana é totalmente possível, mas ela tem que ser evitada. Isso pode ser feito com um bom treinamento de toda a equipe, mostrando como identificar possíveis golpes e como utilizar os dispositivos eletrônicos com mais segurança. Diversas estratégias ajudam a reforçar ainda mais a segurança, como a troca regular de senhas e a autenticação por mais de um fator, que já é adotada por diversos aplicativos e redes sociais.

- Segurança

O acesso a bancos de dados pode ser direcionado para que seja permitido apenas dentro do ambiente organizacional, bem como os e-mails corporativos. Ainda, fique sempre atento a informações sobre pagamentos e outras expostas em sites, aplicativos e redes sociais, por exemplo.

- Rede

Contratar um administrador para a rede é sempre necessário para garantir monitoramento constante e para que todas as brechas sejam sempre fechadas, evitando que criminosos virtuais se aproveitem delas. Ainda que isso seja considerado um custo a mais, traz mais tranquilidade virtual.

- Criptografia

Recentemente, um grande número de aplicativos – como o Whatsapp – tem adotado a criptografia como uma possibilidade de assegurar que todas as trocas de informações permitam apenas que dois lados visualizem: quem envia e quem recebe. Com isso, a interceptação por terceiros é inviabilizada.

- Atualização

Tecnologicamente falando, algo que é considerado “novo” hoje, pode ter que ser atualizado amanhã. Dada essa circunstância, é imprescindível que todos os softwares estejam sempre atualizados, dificultando a ação mal intencionada de terceiros e tornando ainda mais seguro o ambiente no qual sua empresa está inserida.

- Backup

O contexto virtual é múltiplo, mas também pode ser instável. Para evitar que dados importantes se percam ou que fiquem disponíveis em computadores aos quais muita gente tem acesso, por exemplo, o backup feito na “nuvem” ou em servidores externos é uma opção efetiva a ser considerada.

 


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Fonte: Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues

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