WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como o sangue percorre o nosso corpo, você sabe?

Como o sangue percorre o nosso corpo, você sabe? Simples: através dos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) e do coração

Como o sangue percorre o nosso corpo, você sabe?   Artigos Cursos CPT

 

A circulação é a passagem do sangue através dos vasos (veias e artérias) e do coração. “Nos seres humanos, observam-se dois tipos de circulação: a pulmonar e a sistêmica”, afirma Ricardo Zatti, professor do Curso a Distância CPT Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia. Vamos aos detalhes:

- Circulação pulmonar
Nessa circulação, o sangue é bombeado do ventrículo esquerdo do coração para os capilares (pequenos vasos sanguíneos) dos pulmões. Após a troca gasosa (saída de gás carbônico do sangue e troca por oxigênio), o sangue oxigenado retorna ao coração entrando no seu átrio esquerdo.
Por isso, a circulação pulmonar se refere a uma circulação coração-pulmão-coração.

- Circulação sistêmica
Conhecida como grande circulação, tem inicio no ventrículo esquerdo e artéria aorta, de onde o sangue é bombeado para todos os tecidos do organismo. Após as trocas de nutrientes, oxigênio e excretas com as células do corpo, o sangue retorna ao coração através das veias cavas. A circulação sistêmica, por causa das características citadas, é chamada de circulação coração-tecidos-coração.

Tipos de vasos sanguíneos


Os vasos que conduzem o sangue são as artérias, as veias e os capilares sanguíneos. As artérias são vasos cilíndricos e elásticos. Na maioria das vezes, transportam sangue oxigenado e podem ser de grande, médio e pequeno calibre e arteríolas. O número de artérias que irrigam um determinado órgão é muito variável. Geralmente, um órgão recebe o sangue por mais de uma artéria, embora haja exceções, como os rins, por exemplo.

As veias são tubos nos quais o sangue circula em direção ao coração. Elas partem dos tecidos periféricos para o centro do sistema circulatório. As veias são superficiais (próximo à pele ou internamente na superfície dos tecidos). Apresentam forma variável, dependendo do volume de sangue que transportam. Assim como ocorre com as artérias, podem ser classificadas em grande, médio, pequeno calibre e vênulas. O número de veias é maior que o de artérias, sendo comum a existência de duas veias acompanhando uma artéria. As veias superficiais localizam-se no tecido subcutâneo (abaixo da pele) e com frequência são visíveis pela transparência da pele. São volumosas e facilmente visíveis nos indivíduos musculosos e geralmente menos nítidas no sexo feminino.

Os capilares sanguíneos são vasos microscópicos, interpostos entre veias e artérias, que penetram intimamente nos tecidos, promovendo as trocas de nutrientes e gases entre as células e o sangue. Estão distribuídos em praticamente todo o organismo, com exceção da pele, córnea e cartilagens.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Ansiolíticos e antidepressivos: diferença e como funcionam
- Arritmia cardíaca e angina de peito: o que são e como tratar

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!