A agência de marketing é direcionada à publicidade de produtos, serviços ou empresas. Isso pode ser feito por meio do planejamento, da criação, do atendimento e do contato com canais de divulgação das peças. Dentre os objetivos da agência de publicidade, temos: promoção de vendas, disseminação de ideias e/ou informação ao público.
Legalização
A legalização da agência de marketing deve ser feita por meio do registro do empreendimento na Junta Comercial, na Secretaria da Receita Federal, na Secretaria da Fazenda, no INSS e no Sindicato Patronal. Além disso, as instalações físicas devem estar de acordo com as exigências legais para a obtenção do Alvará de Funcionamento.
A regulamentação da atividade publicitária também é feita pela Lei 4.680/65 e pelo Decreto 57.690/66, que dispõem sobre o exercício da função de publicitário, das agências de propaganda e dos negócios publicitários no Brasil. Sem falar do Código de Ética dos Profissionais da Propaganda e da Lei 9.610/98, que dispõe sobre os Direitos Autorais.
Estrutura
A estrutura de uma agência de marketing deve ser constituída as seguintes áreas: recepção, atendimento, administração e criação das peças (comerciais de TV, spots de rádio e anúncios para a mídia impressa). Entretanto, existem agências que contam apenas com um espaço onde os colaboradores trabalham juntos em todos os processos.
Na área de atendimento, os clientes são recebidos para a elaboração do planejamento. Este buscará no mercado todos os dados sobre os consumidores de um determinado produto ou serviço para fazer a sua publicidade. Já na área de criação, são feitos os comerciais e a mídia, que atuará junto aos canais de comunicação.
Quanto à área administrativa, ela cuida do tráfego para verificação do andamento de todos os processos, desde os horários de entrega de cada fase da produção do produto até os assuntos concernentes à organização estrutural. Entretanto, em agências de marketing iniciantes, a estrutura é dividida apenas em área de atendimento, área de criação e área de mídia.
Localização
A localização da agência de marketing é essencial para o sucesso dos negócios. O local deve apresentar uma boa iluminação, contar com serviço de coleta de lixo, possuir um estacionamento para os clientes. Além disso, o local deve ter fácil acesso a transportes públicos, como ônibus, metrô e outros. Sem falar que a agência deve estar localizada próxima a bancos para facilitar as transações financeiras.
Equipe
A formação da equipe da agência de marketing depende do porte do empreendimento. No mais, são necessários um atendente, um office-boy, além de um publicitário para a criação das peças. O dono da agência de publicidade deve contratar profissionais bem capacitados, que tenham amplo conhecimento cultural e sejam criativos. Além disso, eles devem apresentar habilidades com programas de editoração.
Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:
Marketing para Pequenas Empresas
Marketing e Merchandising - Estratégias Mercadológicas de Vendas
Merchandising Visual para o Seu Negócio
Fonte: novonegocio.com.br
Por Andréa Oliveira
Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.