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Como lidar com erros no ambiente de trabalho

Os erros acontecem por fatores psicológicos, como estresse e convivência com colegas tóxicos

Como lidar com erros no ambiente de trabalho

“Todos estamos sujeitos a falhas no desempenho de nossas funções profissionais. Mas nem todos sabemos lidar com erros no ambiente de trabalho, o que agrava ainda mais a situação. Devemos aprender com os nossos deslizes, para que eles não se tornem recorrentes. Ao identificarmos um erro, temos imediatamente de procurar meios para revertê-lo”, afirma Hélvio Tedeu, professor do Curso CPT a Distância e Online Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1.

Normalmente, os erros acontecem por fatores psicológicos, como estresse e convivência com colegas tóxicos. Outras causas muito comuns para falhas são falta de capacitação e monitoramento de funcionários. Se estes forem os motivos, converse abertamente com o seu chefe. Peça apoio psicológico. Solicite treinamento de qualidade. Compartilhe com os colegas em busca de feedbacks positivos.

Comunique o erro ao chefe


Antes de buscar soluções para corrigir um erro, é importante comunicar ao chefe - salvo se for uma falha de fácil correção. Nos demais casos, independentemente da amplitude do erro, informe a seu superior o ocorrido. Isso mostra profissionalismo e força de caráter. Caso contrário, falhas ocultadas podem resultar em demissão por justa causa. Sempre responda por suas ações com transparência e honestidade.

Mostre soluções para corrigi-lo


Não há erro nem falha insolúvel. Se cometeu algum deslize, mantenha o equilíbrio e mostre soluções viáveis para contorná-lo. Caso a solução não seja imediata, leve ao chefe um plano de ações bem elaborado para reverter o quadro problemático. Assim que conversar com o seu líder sobre o erro, o feedback externado por ele poderá facilitar no desenvolvimento de estratégias, que revertam ou minimizem a falha.

Jamais culpe o colega


Se você participa de um projeto junto a outros colegas de trabalho, tanto as vitórias como os infortúnios devem ser compartilhados. Sendo assim, jamais culpe o colega de equipe. Assuma a sua parcela de culpa e deixe que os demais se responsabilizem pela parte que lhes cabe. Apontar culpados mostra imaturidade profissional e traz ao ambiente de trabalho um ar insalubre. O importante é buscar soluções e não justificativas pelo erro.

Não se condene pelo erro


Se você admitiu o erro, não se condene por isso. Pelo contrário, orgulhe-se de sua coragem e integridade. Seja discreto e evite comentários com outros colegas. Foque apenas nas ações a serem desenvolvidas para reverter a falha cometida. Ser cruel consigo mesmo não trará soluções, mas sim o deixará frustrado, insatisfeito e pessimista. Seja resiliente e se posicione positivamente diante do problema.

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Leia o artigo "Torne-se produtivo com base nos níveis de uso do tempo."

Fonte: pontorh.com.br

Por Andréa Oliveira.

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