WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como irrigar com autopropelido?

O autopropelido é um equipamento que realiza irrigação por aspersão e que se adapta bem à maioria das culturas. Pode ser utilizado, também, para a fertirrigação com vinhoto e dejetos de animais

Como irrigar com autopropelido?   Artigos Cursos CPT

 

O autopropelido é um equipamento que realiza irrigação por aspersão e que se adapta bem à maioria das culturas. Pode ser utilizado, também, para a fertirrigação com vinhoto e dejetos de animais, diluídos em água. "Realiza a irrigação por meio do deslocamento promovido pela própria energia hidráulica da água que aciona uma turbina (alguns modelos utilizam um sistema de pistão hidráulico acionado pela água) que é responsável pelo deslocamento do equipamento", afirma Carlos Henrique Ramalho Ferenc, professor do Curso a Distância CPT Projeto de Irrigação por Aspersão. Assim, podemos dizer que a mangueira de polietileno de média ou de alta densidade (PEMD, PEAD) corresponde à linha lateral do equipamento e cada passada corresponde a uma faixa irrigada no terreno.

O equipamento possui o carretel-enrolador no qual a mangueira fica recolhida. No momento de fazer a instalação, será necessário tracioná-la com um trator. Nesse momento, é muito importante ficar atento para não usar velocidade de deslocamento incompatível com a estrutura do equipamento, principalmente para os modelos equipados com painel eletrônico de programação. O ideal recomendado é que a velocidade de deslocamento seja inferior a 5 km/h. Ao definir o espaçamento entre as passadas, deve-se levar em consideração a necessidade de sobreposições nas passadas, visando obter uma boa uniformidade de distribuição da água. A faixa de sobreposição deve ser definida em função da velocidade do vento e do diâmetro molhado do aspersor tipo canhão.

O dimensionamento de um autopropelido segue, basicamente, o mesmo roteiro utilizado para a aspersão convencional, no que se refere à determinação da lâmina de irrigação e ao dimensionamento hidráulico do equipamento que deverá ser realizado com base nos valores obtidos para os seguintes itens:


• Vazão do aspersor;
• Pressão de serviço do aspersor;
• Altura do aspersor;
• Diferença de nível entre os extremos da faixa;
• Perda de carga na mangueira e na turbina (fornecidas pelo fabricante do equipamento);
• Perda de carga na linha principal;
• Diferença de nível entre a tomada d’água e a entrada da área;
• Altura de sucção;
• Perda de carga localizada (5% do somatório das demais perdas).

A altura manométrica total será determinada pela soma de todos os itens anteriores exceto a vazão do aspersor e a potência da motobomba deverá ser determinada pela mesma equação utilizada para sistemas convencionais. A principal diferença está na definição das áreas no final e no início das faixas que acabam por ficarem subirrigadas pelo equipamento. Isso ocorre porque com o sistema em movimento a lâmina aplicada será menor na extremidade da área e vai aumentando até se tornar constante a uma distância igual ao raio molhado pelo aspersor. A mesma coisa acontece no final da faixa do terreno irrigada pelo autopropelido. Para reduzir o problema, recomenda-se deixar o equipamento funcionando parado, no início e no final do percurso, por determinado tempo.

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Célio Coimbra Martins

2 de jul. de 2021

Preciso de uma máquina de 200 metros de mangueira para irrigar 27 hectares soja, milho e feijão.

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de jul. de 2021

Olá, Célio Coimbra

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.

No momento não trabalhamos com indicações de fornecedores.

Atenciosamente,

Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?