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Como fidelizar clientes antigos e atrair novos

Reuniões com os funcionários ajudam muito no desempenho da empresa

Reuniões com os funcionários ajudam muito no desempenho da empresa

Independente do ramo de sua empresa, o primeiro passo para que ela tenha sucesso é a satisfação do cliente. Os funcionários devem entender que trabalham para o cliente. É com o dinheiro dele que as despesas são pagas e a empresa cresce. De certa forma, os clientes são a razão pela qual a empresa existe. E como diz o ditado: “Cliente bem atendido, sucesso garantido”.

Fidelizar o cliente faz com que ele volte e indique a empresa. É a técnica principal para a atração de novos clientes. Não há uma fórmula para isso, mas algumas dicas podem ser dadas.

1) Foque-se na excelência em atendimento. Isso criará clientes em potencial.

 

2) Os clientes antigos são a fonte para se conhecer novos clientes. Assim, conquiste a confiança deles, fazendo um agrado. Às vezes um desconto, uma aproximação com a vida pessoal e profissional. Crie vínculos, mas seja ponderado. Você corre o risco de ser indiscreto.

 

3) Uniformes padronizam a imagem dos funcionários e, muitas vezes, a diferenciação deles por setor é de grande utilidade. Clientes sentem-se mais à vontade quando se dirigem, com uma dúvida, a quem pode esclarecê-la, sem rodeios.

 

4) Crachás com nomes quebram um pouco a formalidade. Sentir-se mais à vontade em um ambiente que frequenta cativa, sem dúvida alguma, o cliente.

 

5) Agradecer também é uma regra fundamental. Clientes sentem-se bem ao ver que são tratados com educação e simpatia.

 

6) Invista na marca e na imagem no mercado. Crie publicidades, distribua brindes, faça promoções. Isso fideliza os clientes antigos e desperta a atenção dos novos.

 

7) Faça reuniões com os funcionários. Ouça sugestões e críticas. Invista no bem-estar deles. Funcionários satisfeitos atraem clientes novos e boas energias para o local de trabalho.

 

8) Ouça os clientes que têm algo a reclamar. Resolva o problema deles. Estes, passando essa visão para outros, vão atrair novos clientes. Ser ouvido e respeitado deixa qualquer um satisfeito e com uma boa impressão.

 

9) Faça pesquisas com os clientes para saber o quanto estão sendo bem atendidos, bem como o que acham que falta na empresa. Quando um cliente sente-se colaborador, conta isso para outros, gerando curiosidade para conhecer o local.

 

10) Não faça propaganda enganosa. Tudo o que for prometido deve ser cumprido. Clientes odeiam ser iludidos.

 

11) Os funcionários devem ter uma boa imagem: roupas limpas, cabelo arrumado, mãos bem cuidadas. Isso cria uma imagem boa para a empresa.

Atrair novos clientes vem como consequência de um bom plano de marketing, junto à dedicação de atenção aos clientes antigos e à manutenção de um ambiente físico agradável. A empresa deve investir bastante nesses valores, visando ao sucesso futuro.

Por Natália Mayrink De Lazzari

 

O CPT - Centro de Produções Técnicas possui os cursos Marketing para Pequenas Empresas, Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing que orientam nessa atividade.

 

Este conteúdo foi desenvolvido com base nas dúvidas da leitora  Aline da Silva Rego, postadas no artigo Hoje é Dia de Pizza!.

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Comentários

Gustavo Amaral

14 de ago de 2015

show!!!

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de ago de 2015

Olá, Gustavo!

Ficamos felizes que tenha gostado.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Adriana Frota

5 de dez de 2014

Muito Bom!

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de dez de 2014

Olá, Adriana!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo sobre Como Fidelizar Clientes.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

barbara b. costa

26 de mar de 2013

Gostaria que desenvolvessem mais técnicas em preços. Desse uma base mais sólida para quem não tem muita experiência no ramo.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de mar de 2013

Olá, Bárbara!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O preço é o elemento mais flexível do mix de marketing, pois pode ser mudado rapidamente. E o produto só tem sucesso se tiver um preço adequado e justo.

Para se encontrar um preço justo e correto para para o produto final, você deve se basear em três critérios principais:

* Fixação dos seus preços a partir dos preços praticados pela sua concorrência. Se você oferece um diferencial em relação à concorrência, o seu preço pode ser um pouco mais elevado sem, contudo, ser caro demais;

* A partir da demanda (procura pelo seu produto). Quanto maior a procura, menor pode ser o preço, pois há maior volume de vendas;

* E a partir dos custos da empresa para produzir aquele determinado produto. Quanto mais alto o custo, maior deve ser o preço. Daí a importância de baixar, ao máximo, os custos de produção.

Além destas pressimas algumas dicas básicas podem lhe auxiliar:

* Vender barato significa ter baixa margem de lucro e você fica dependendo excessivamente do volume de vendas;

* O preço baixo muitas vezes é visto como sinônimo de má qualidade;

* Clientes não compram produtos só porque ele é barato. Compram por necessidade.

Para mais informações o CPT - Centro de Produções Técnicas, possui o Curso Marketing para Pequenas Empresas que poderá lhe auxiliar.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

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