WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como esterilizar o solo para plantar mandioca?

Se você vai iniciar uma plantação de mandioca, saiba que a primeira coisa a se fazer é esterilizar o solo utilizado como substrato na câmara de propagação

Como esterilizar o solo para plantar mandioca?   Artigos Cursos CPT

Se você vai iniciar uma plantação de mandioca, saiba que a primeira coisa a se fazer é esterilizar o solo utilizado como substrato na câmara de propagação. Para isso, utiliza-se formol a 10%, em uma quantidade de 10 litros por câmara.


“Cobre-se a câmara com um plástico durante cinco dias, após esse período ele deve ser retirado e espera-se mais cinco dias para se fazer o plantio das estacas”, afirma Dr.ª Marney Pascoli Cereda, professora do Curso Cultivo de Mandioca


O substrato deve apresentar alta fertilidade. Caso necessário, deve ser aplicado um fertilizante adequado, para assegurar uma boa brotação das estacas. Uma vez preparada a câmara, inicia-se o processo de obtenção das manivas.


No campo, devem ser selecionadas plantas sadias e maduras, com pelo menos oito meses de idade, retirando os melhores caules. Esses são levados para a área destinada à multiplicação rápida e cortados em estacas com duas gemas ou nós com uma serra previamente desinfetada (antes de cada corte) com hipoclorito de sódio, permanganato de potássio ou álcool.


As estacas são tratadas em submersão com solução de fungicida e inseticida usando 3 g de cada produto por litro de água. Depois, são secadas ao ar. A seguir, as estacas são plantadas na posição horizontal, à profundidade de aproximadamente 1 cm e cobertas ligeiramente com o substrato. Deve-se regá-las após o plantio. A posição correta das estacas é aquela em que a distância menor entre as gemas deve ficar para cima.


Plantadas as estacas, o teto é colocado de forma que suas extremidades fiquem assentadas na parte central dos blocos. Os blocos devem permanecer sempre cheios de água, para favorecer uma boa evaporação e, dessa forma, uma alta umidade relativa no interior da câmara.


Em locais ou regiões com alta temperatura e umidade relativa, aconselha-se molhar o canteiro diariamente para evitar o murchamento das plantas. Em épocas muito frias, as estacas demoram mais para produzir os brotos.


Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Mandioca pode intoxicar pessoas: mito ou verdade?


Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Agroindústria.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?