WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como curar umbigo de bezerros?

As infecções umbilicais são responsáveis por altas taxas de mortalidade em bezerros, e os animais que não vão a óbito têm perdas de aproximadamente 25% no desempenho produtivo

Umbigo de bezerros

Dos problemas sanitários que afetam os bovinos jovens, as infecções de umbigo ocupam lugar de destaque. As infecções umbilicais e suas consequências são responsáveis por altas taxas de mortalidade em bezerros, e os animais que não vão a óbito têm perdas de aproximadamente 25% no desempenho produtivo em relação a outros animais da mesma idade. Segundo Oriel Fajardo Campos, professor do Curso a Distância CPT Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento, "O umbigo representa a ligação da mãe com o feto durante a gestação, e é por meio deste que o feto recebe todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento".

O cordão umbilical liga a placenta a estruturas internas do feto por meio de três vasos, sendo duas artérias, uma veia e o úraco. As artérias estão conectadas à circulação sanguínea geral do bezerro, a veia ao fígado, e o úraco à bexiga. No momento do parto, devido à distensão, o cordão umbilical se rompe, os vasos sanguíneos e o úraco retraem e ficam posicionados próximos da parede abdominal. A pele que envolvia essas estruturas não retrai e forma o coto umbilical. O coto umbilical, dessa forma, representa a porta de entrada mais importante de microrganismos causadores de doenças no recém-nascido.

1- O local do nascimento

O local do nascimento e de criação dos bezerros nos primeiros dias de vida é muito importante para o controle das infecções umbilicais. Esse local deve ser limpo e seco para que o umbigo não esteja exposto às contaminações do ambiente. Além disso, a presença de matéria orgânica no umbigo diminui a ação do iodo, reduzindo a eficiência da cura de umbigo, aumentando o risco de infecções.

2- Como curar o umbigo

A cura de umbigo é importante para proteger contra a entrada de microrganismos e por desidratar o coto umbilical, fechando gradualmente essa porta de entrada. Esse procedimento deve ser realizado nas primeiras horas após o nascimento com tintura de iodo (5 a 7%) e deve ser repetido no mínimo uma vez por dia, durante três a cinco dias consecutivos, ou até que o cordão umbilical caia. O iodo deve ser aplicado sob a forma de imersão, para permitir a entrada da solução no coto umbilical. Outras soluções não são recomendadas para cura do umbigo, por não conseguir efetivamente desidratar o coto umbilical fechando esta passagem. A cura de umbigo mal feita, ou a não realização desta, leva frequentemente a infecções de umbigo.

3- Infecções de umbigo

As infecções de umbigo podem se restringir a infecções locais ou causarem infecções graves em diversos órgãos do bezerro ou levarem até mesmo à morte por septicemia (distribuição de patógenos na corrente sanguínea). Os bezerros com inflamação do umbigo ingerem menos alimento e ganham menos peso, comprometendo seu desempenho, e também são mais susceptíveis a ocorrência de outras doenças que podem agravar o caso.

Além da cura do umbigo, é preciso incluir na rotina diária o monitoramento da ocorrência de infecções no umbigo, o que pode ser feito por exame de palpação. O umbigo saudável é macio e flexível, e o bezerro não deve sentir incômodo no exame. Quando há infecção, o umbigo pode estar com volume aumentado e firme, podendo manifestar dor ao exame, secreção no umbigo e febre. Nos casos de infecção, deve ser feito tratamento orientado por um médico veterinário.

Um bom manejo do bezerro recém-nascido pode reduzir a ocorrência de infecções no umbigo, assim como a ocorrência de outras doenças e sequelas que possam comprometer a vida produtiva do animal. Bezerras bem criadas e com um desenvolvimento saudável têm grandes chances de se tornarem vacas mais produtivas e eficientes no rebanho.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Rehagro.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Valdeilson Calvacante Cavalcante Souza

10 de mai. de 2021

Quero aprender passo a passo de como cura bezerros

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de mai. de 2021

Olá, Valdeilson 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?