Ser dono de padaria requer preparo, comprometimento e jogo de cintura, pois trata-se de um negócio bastante complexo, com alta competitividade. Dados coletados pela Abip - Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, demonstram que, apenas em São Paulo, existem mais de 12 mil padarias. Além de lidar com a grande concorrência, é essencial que o empreendedor saiba operar tanto nas atividades comerciais como nas industriais.
Na verdade, “para administrar uma padaria bem-sucedida no mercado, são necessárias profissionalização gerencial e administrativa, além de inovações indispensáveis a esse tipo de negócio”, afirma Sebastião Cano de Ruiz Barbosa, professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Administrar uma Padaria da Área Padaria e Confeitaria.
Estudo dos clientes
Antes de abrir sua padaria, um dos passos mais importantes é conhecer o perfil dos clientes da região. O estudo deve ser criterioso e detalhado, para que seu estabelecimento ofereça produtos e serviços com boa demanda local.
Capacitação da equipe
Com o objetivo de atender, da melhor forma, à demanda local, a capacitação da equipe deve ser um dos passos mais relevantes a serem tomados. Sendo assim, invista em treinamento profissional especializado. Os resultados serão surpreendentes!
Cultura local
Toda padaria bem-sucedida valoriza a cultura local. É importante ressaltar que cada região tem sua própria história. Daí a necessidade de se conhecer os costumes dos moradores do bairro onde você montou a sua padaria.
Melhor localização
A padaria moderna tornou-se a loja de conveniência dos consumidores brasileiros. Mas é preciso que sua localização seja estratégica, para alcançar uma boa clientela. Prefira ruas onde há grande fluxo de pessoas, para aumentar a visibilidade de seu empreendimento.
Tendências do mercado
Para ganhar força competitiva, sua padaria deve estar à frente das outras. Para isso, é de fundamental importância seguir as tendências do mercado, com oferta de serviços e produtos diferenciados e inovadores.
Mesa de café da manhã
Um dos serviços mais procurados por clientes de padarias é uma farta mesa de café da manhã. Segundo pesquisas, atualmente 45% do faturamento de uma padaria é originado das vendas da panificação. Já lanche, almoço e jantar correspondem a 24% das vendas, seguidos por confeitaria (17%) e revenda de produtos (14%).
Leque de produtos
Embora a conveniência seja responsável por gerar movimento, a lucratividade da padaria está diretamente relacionada com o leque de itens oferecidos aos clientes. Entretanto, é imprescindível que sua equipe produza e transforme produtos panificados, na sua própria cozinha comercial, com maior independência.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Food Magazine.
Confira o artigo "Padaria - saiba como analisar o mercado e caminhe para o sucesso" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.
Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.