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Como administrar pequenas empresas - dicas de planejamento

É preciso ter uma compreensão holística da organização, estar em sintonia com as mudanças e inovar


Inovar é mais que apresentar uma invenção ao mercado, é fazer diferente do que sempre se faz!

O que é preciso para administrar de forma eficiente uma pequena empresa? Qualquer resposta a essa questão estará fundamentada na busca pelo conhecimento. De certo, há soluções específicas e eficazes, mas todas têm em comum basear-se na informação. Administrar uma empresa é saber decidir e fazer acontecer, mas é antes de tudo entender o significado holístico desse trabalho.


A empresa é composta por áreas diversas, mas que trabalham juntas rumo ao alcance dos objetivos da organização. A competitividade da empresa está atrelada ao bom funcionamento entre elas.


No que diz respeito ao ambiente externo, de acordo com Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do curso Como Administrar Pequenas Empresas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é preciso que a organização esteja em sintonia com as mudanças que ocorrem nesse meio, em relação ao comportamento de consumidores e concorrentes. Isso aliado à busca constante pelo progresso do próprio negócio.


Já no âmbito interno, o especialista diz que é preciso atentar-se para o cliente, por meio da mobilização e da sintonia que deve existir entre todas as áreas, e não apenas entre as tradicionais, como marketing e comercial. "Quando não existe harmonia entre os setores que contribuem para o objeto de ação da empresa, que sempre será a satisfação do cliente, qualquer estratégia será improdutiva", afirma.


Além disso, aos estudar estrategicamente os ambientes interno e externo, é preciso considerar que o cenário mundial em suas várias esferas apresenta-se em movimento, em evolução, em transformação. Tal fato exige das organizações o desenvolvimento da habilidade de adapatar-se e atender às novas demandas, pois o que entra em jogo é a sobrevivência do negócio. Para que isso seja possível, um dos caminhos apontados é adotar novas formas de gestão empresarial que se sustentam da informação. Esta é um dos ingredientes da capacidade de inovar e é considerada um dos maiores capitais da empresa na era do conhecimento.


"No terceiro milênio, o sucesso de uma organização depende do valor que ela dá ao conhecimento tácito e codificado como insumo para o aprendizado e a inovação", acrescenta o professor do curso CPT. Ele explica que inovar é mais que apresentar uma invenção ao mercado, é fazer diferente do que sempre se faz. É sair do convencional, por exemplo, na forma em que é realizado o atendimento ao cliente e no relacionamento com os funcionários.


Como administrar pequenas empresas - dicas de planejamento

Sendo assim, para dar suporte aos gestores e empreendedores nessa busca por uma nova gestão, a par das mudanças e inovadora, o curso oferece orientações detalhadas acerca de áreas da organização e procedimentos. Confira algumas dicas quanto aos planejamentos:

Planejamentos:

– Planejamento mercadológico: orienta a empresa na atuação no mercado. Define a política de produtos e serviços, a segmentação de mercado, diferenciação, política de preços, plano de promoção e vendas, canais de distribuição, pesquisa mercadológica, fidelização de clientes, merchandising visual, entre outros itens.


– Planejamento financeiro: trata do controle de todos os custos de produção e despesas de comercialização, plano de investimentos, plano de compras, controle de estoques, fluxo de caixa, orçamento e traça indicadores econômico-financeiros.


– Planejamento de recursos humanos: apropria-se dos estudos acerca da gestão do conhecimento e trata as pessoas não como recursos e sim como capital humano. Nesse domínio, encontra-se o plano de recrutamento e seleção, plano de capacitação e treinamento, plano de cargos e salários e plano de promoções.


O Curso Como Administrar Pequenas Empresas é a melhor escolha para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para alcançar o sucesso profissional. Invista em você. Invista em conhecimento.

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Por Luci Silva

 

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