Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso de Matemática Financeira Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Como administrar pequenas empresas - dicas de planejamento

É preciso ter uma compreensão holística da organização, estar em sintonia com as mudanças e inovar

como administrar, pequena empresa, inovaçao, gestão empresarial

Inovar é mais que apresentar uma invenção ao mercado, é fazer diferente do que sempre se faz

O que é preciso para administrar de forma eficiente uma pequena empresa? Qualquer resposta a essa questão estará fundamentada na busca pelo conhecimento. De certo, há soluções específicas e eficazes, mas todas têm em comum basear-se na informação. Administrar uma empresa é saber decidir e fazer acontecer, mas é antes de tudo entender o significado holístico desse trabalho.

A empresa é composta por áreas diversas, mas que trabalham juntas rumo ao alcance dos objetivos da organização. A competitividade da empresa está atrelada ao bom funcionamento entre elas.

No que diz respeito ao ambiente externo, de acordo com Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do curso Como Administrar Pequenas Empresas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é preciso que a organização esteja em sintonia com as mudanças que ocorrem nesse meio, em relação ao comportamento de consumidores e concorrentes. Isso aliado à busca constante pelo progresso do próprio negócio.

Já no âmbito interno, o especialista diz que é preciso atentar-se para o cliente, por meio da mobilização e da sintonia que deve existir entre todas as áreas, e não apenas entre as tradicionais, como marketing e comercial. “Quando não existe harmonia entre os setores que contribuem para o objeto de ação da empresa, que sempre será a satisfação do cliente, qualquer estratégia será improdutiva”, afirma.

Além disso, aos estudar estrategicamente os ambientes interno e externo, é preciso considerar que o cenário mundial em suas várias esferas apresenta-se em movimento, em evolução, em transformação. Tal fato exige das organizações o desenvolvimento da habilidade de adapatar-se e atender às novas demandas, pois o que entra em jogo é a sobrevivência do negócio. Para que isso seja possível, um dos caminhos apontados é adotar novas formas de gestão empresarial que se sustentam da informação. Esta é um dos ingredientes da capacidade de inovar e é considerada um dos maiores capitais da empresa na era do conhecimento.

“No terceiro milênio, o sucesso de uma organização depende do valor que ela dá ao conhecimento tácito e codificado como insumo para o aprendizado e a inovação”, acrescenta o professor do curso CPT. Ele explica que inovar é mais que apresentar uma invenção ao mercado, é fazer diferente do que sempre se faz. É sair do convencional, por exemplo, na forma em que é realizado o atendimento ao cliente e no relacionamento com os funcionários.

Sendo assim, para dar suporte aos gestores e empreendedores nessa busca por uma nova gestão, a par das mudanças e inovadora, o curso oferece orientações detalhadas acerca de áreas da organização e procedimentos. Confira algumas dicas quanto aos planejamentos:

Planejamentos

Planejamento mercadológico: orienta a empresa na atuação no mercado. Define a política de produtos e serviços, a segmentação de mercado, diferenciação, política de preços, plano de promoção e vendas, canais de distribuição, pesquisa mercadológica, fidelização de clientes, merchandising visual, entre outros itens.

Planejamento financeiro: trata do controle de todos os custos de produção e despesas de comercialização, plano de investimentos, plano de compras, controle de estoques, fluxo de caixa, orçamento e traça indicadores econômico-financeiros.

Planejamento de recursos humanos: apropria-se dos estudos acerca da gestão do conhecimento e trata as pessoas não como recursos e sim como capital humano. Nesse domínio, encontra-se o plano de recrutamento e seleção, plano de capacitação e treinamento, plano de cargos e salários e plano de promoções.


Conheça mais desses e outros tópicos, acessando o curso CPT.

Por Luci Silva

Cursos Relacionados

Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Marketing para Pequenas Empresas

Com Prof.ª Katsuê Watanabe

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso

Com Prof. Nelson Maciel e Prof.ª Raquel Carneiro

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Gerente de Loja

Com Prof. Marcos Lanna

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Como Administrar Pequenas Empresas

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 468,00 à vista ou em até 12x de R$ 39,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso Administração Financeira na Pequena Empresa

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 498,00 à vista ou em até 12x de R$ 41,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 420,00 à vista ou em até 12x de R$ 35,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Mais Artigos que abordam as diversas áreas do conhecimento

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade