WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como a ultrassonografia é eficaz na avaliação das glândulas mamárias?

Explorando as aplicações e benefícios da ultrassonografia em pequenos ruminantes


A utilização da ultrassonografia para avaliação das glândulas mamárias em pequenos ruminantes é um método eficiente para definir o tamanho, estimar a produção de leite, a produtividade dos animais e diagnosticar diversas patologias, explica a professora Sâmara Turbay Pires, do Curso CPT Ultrassonografia e Radiologia em Pequenos Animais.


É uma modalidade de imagem não invasiva e livre de radiação ionizante, permitindo a visualização rápida e dinâmica das estruturas de tecidos moles do corpo. Além disso, a ultrassonografia é capaz de determinar a forma, o tamanho e a consistência interna das glândulas mamárias.


Ovinos e caprinos possuem duas metades mamárias totalmente independentes uma da outra.


Como a ultrassonografia é eficaz na avaliação das glândulas mamárias?

Anatomia mamária dos pequenos ruminantes.


Imaginologia da glândula mamária de ovinos.


Uma das técnicas utilizadas para a imagem da glândula mamária em pequenos ruminantes é a avaliação transcutânea com transdutor linear transretal, com foco da região distal para a proximal. É recomendado que o animal fique pelo menos duas horas sem amamentar ou ser ordenhado antes do procedimento.


Outra técnica é denominada de banho-maria, em que se submerge o teto do animal em um pote com água a 30-35 °C.


Imaginologia da glândula mamária de caprinos.


A ultrassonografia é uma técnica útil para avaliar tanto a produção de leite quanto patologias nas glândulas mamárias de caprinos.


As técnicas de ultrassom podem ser transcutâneas, como aquelas utilizadas em ovinos, ou a técnica de Steindorfer, na qual o teto do animal é inserido em um preservativo masculino preenchido com gel para realizar o ultrassom.


Casos clínicos:


No estudo clínico, microrganismos Staphylococcus aureus foram inoculados em caprinos, resultando em alguns animais com mastite e outros nos quais o organismo foi eliminado com sucesso. Para fins de estudo ultrassonográfico, foi selecionada uma cabra da raça Saanen infectada experimentalmente que desenvolveu mastite gangrenosa.


Os primeiros sinais clínicos apresentados pela cabra foram alterações no teste de CCS, seguidas por inflamação e, posteriormente, mastite gangrenosa, que resultou no óbito do animal. Entre as fêmeas incluídas no estudo, essa foi a única a apresentar esse quadro clínico.


Para o exame ultrassonográfico, foi utilizado um transdutor microconvexo de multifrequência de 5 a 7,5 MHz. Foram observadas alterações na ecogenicidade e ecotextura do parênquima mamário, ecogenicidade do leite, diâmetro da cisterna da glândula, diâmetro e superfície da cisterna do teto, além da regularidade das estruturas mamárias. A ultrassonografia com Doppler também foi utilizada para identificar o fluxo sanguíneo.


O estudo evidenciou que a ultrassonografia é uma ferramenta excelente para diagnosticar a mastite, inclusive a forma subclínica.


A aplicação da ultrassonografia na medicina veterinária, especialmente para a avaliação das glândulas mamárias de cabras e ovelhas, demonstra-se indispensável. Este método não apenas aprimora a detecção precoce de patologias como a mastite, mas também contribui significativamente para a produção leiteira. Assim, a ultrassonografia se estabelece como uma tecnologia importante para a saúde e produtividade dos pequenos ruminantes, reforçando a importância do monitoramento contínuo e preciso dessas espécies.


Como a ultrassonografia é eficaz na avaliação das glândulas mamárias?

Aspecto do teto da paciente com mastite gangrenosa.


Quer se destacar na área veterinária? Não perca tempo!

Descubra tudo que o Curso CPT Ultrassonografia e Radiologia em Pequenos Animais tem a te oferecer.

✔️ Conteúdos específicos e atualizados.

✔️ Orientações práticas e técnicas fundamentais.

✔️ Caminho certo para o sucesso profissional.

Não espere mais! Invista em você e alcance o sucesso profissional!

Conheça agora os Cursos na Área de Medicina Veterinária.

Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?