Tenha paciência
Muitas vezes, é difícil conciliar opiniões diversas, principalmente quando se está em grupo. Dessa forma, é muito importante que você tenha a devida paciência. Procure sempre mostrar os seus pontos de vista, com moderação, e ouça o que os outros têm a dizer, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.
Aceite sempre as ideias das outras pessoas
Nem sempre é fácil aceitar novas ideias ou admitir em público que não temos razão, mas é importante saber reconhecer que a ideia de um colega pode ser muito melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.
Nunca critique seus colegas
Quando surgirem conflitos entre os colegas de grupo, é de vital importância não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. Avalie as colocações do colega, com isenção total sobre suas impressões de caráter. Pode criticar – de forma construtiva – as ideias, nunca a pessoa.
Saiba como dividir
Entenda que é muito importante dividir tarefas quando se trabalha em equipe. Não parta do princípio de que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Delegar, compartilhar responsabilidades e informação é fundamental.
Não deixe de colaborar
Não é por trabalhar em equipe que você precisa esquecer de suas obrigações. Lembre-se de que dividir as tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente. Colabore.
Mantenha uma postura participativa e solidária
Procure dar o seu melhor e ajudar os colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não se sinta constrangido quando precisar pedir ajuda a alguém da equipe.
Sempre mantenha o diálogo
Quando se sentir desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido atribuída, é importante explicar o problema para que seja possível achar uma solução que agrade a todos.
Planejamento é essencial
Quando existem várias pessoas trabalhando em conjunto, a tendência natural é que se dispersem. O planejamento e a organização são primordiais para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. O importante é fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.
Cuidado com o pensamento coletivo
Quando tudo já foi conversado e todas as decisões tomadas, é muito comum que um grupo coeso e homogêneo se torne resistente a mudanças e ignore outras opiniões. Quando isso ocorrer, o grupo deve ouvir opiniões externas e aceitar a ideia de que pode errar.
Aproveite e divirta-se
No final de tudo, trabalhar em equipe pode ser uma excelente oportunidade de aprender com seus colegas e conviver mais próximo a eles. Todos ganham com a experiência.
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Por Andréa Oliveira.
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Comentários
Carlos Bento
27 de nov. de 2016Eu acredito que para ser lider o sucesso esteja ao alcance de quase todos. Entretanto, acredito também que o sucesso pessoal sem a capacidade de liderança produz apenas eficácia limitada. O impacto causado por uma pessoa é apenas uma fração daquilo que poderia ser se tivesse uma boa liderança. Quanto mais alto quiser subir, maior será sua necessidade de liderar. Quanto maior o impacto que quiser causar, mais influencia precisará ter. Tudo o que você realiza está restrito a sua capacidade de liderança.
Resposta do Portal Cursos CPT
28 de nov. de 2016Olá Carlos,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos