WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cavalo mangalarga marchador

Originária do estado de Minas Gerais, é uma das principais raças brasileiras de cavalo de sela

 

Animal perfeito para as práticas esportivas, como o enduro equestre. Foto: globorural.globo.com

O mangalarga marchador é uma raça de cavalo brasileira, uma das principais, e, assim como o mangalarga paulista, ou apenas mangalarga, origina-se do cruzamento de raças europeias, que chegaram ao Brasil por meios dos colonos portugueses.

É classficado como cavalo de sela e seu andamento, sua marcha e sua morfologia oferecem comodidade ao cavaleiro. Além disso, trata-se de um animal dócil, resistente e rústico.

Histórico

Os primeiros cavalos dessa raça foram obtidos por meio do cruzamento entre um garanhão da raça Alter Real, vindo de Portugal, e uma égua também de raça ibérica, porém criada em Minas Gerais. Os primeiros registros dos cavalos mangalarga marchador datam da década de 50, é o que afirma a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), fundada em 1949 em Belo Horizonte.

De acordo com a Associação, daquela época aos dias atuais, já foram cadastrados mais de 300 mil cavalos da raça. Minas gerais destaca-se entre os estados detentores de maior quantidade de cavalo mangalarga marchador. Já o número de criadores, em todo o Brasil, ultrapassa os 10 mil.

Características da raça

Sua característica mais notável é a marcha, que substitui o trote, um outro tipo de andamento comum a outras raças. O passo do mangalarga marchador evita que o cavaleiro sinta os impactos do percurso, oferecendo assim comodidade ao condutor. Trata-se de um animal perfeito para as práticas de esportes hípicos e os trabalhos com gado em fazendas.

Sua resistência a longas distâncias e sua adaptação a condições ambientais o tornam ideal para a prática de esportes como o enduro equestre, uma atividade em que os competidores devem percorrer trilhas e lidar com obstáculos da natureza.

Os músculos e a força também chamam a atenção. O tronco, por exemplo, é forte. Entre outras características que se sobressaem estão as costelas bem arqueadas e os músculos. A estatura é pouco menos elevada que a do mangalarga paulista, a altura considerada ideal é de 1,52m. Quanto ao peso, para o macho o ideal é 500kg e para a fêmea 450kg.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Monica

15 de nov. de 2016

Boa noite! Gostaria de saber sobre cavalo que tropeça, animal de marcha picada e acontece apenas em terrenos não planos, chegando a cair de joelhos, qual a providência poderia ser tomada? Uma ferradura pesada nas mãos resolveria? Grata pela atenção e aguardando resposta.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de nov. de 2016

Olá Monica,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que entre em contato com um médico veterinário para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

marcilea

29 de nov. de 2012

Gostaria de comprar um potro de 2 anos e saber o valor e onde que tem. Eu morro em Extrema - MG. Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de dez. de 2012

Olá, Marcilea!

Recomendamos que procure haras ou casas especializadas em criação de cavalos em sua cidade ou região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!