WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cavalo mangalarga, animal forte e refinado

Considerado o cavalo de sela brasileiro, oferece comodidade ao cavaleiro e apresenta resistência nos trabalhos com o gado

 

O mangalarga possui características raciais que se assemelham às da raça mangalarga marchador. Foto: Deviantart

Popularmente conhecido por sua marcha trotada, andar imponente e refinado. O também chamado de mangalarga paulista possui bom desempenho em outros andamentos, como o galope. Além disso, destaca-se por apresentar docilidade, resistência e agilidade, qualidades que o tornam ideal para os trabalhos no campo de condução de gados e para as práticas esportivas.

Histórico

Os cruzamentos entre raças de cavalos europeias, trazidas ao Brasil pelos colonos portugueses, deram origem ao mangalarga. Assim, participaram dessa formação, as raças alter e andaluz. Mas, como os criadores buscavam constantemente o melhoramento genético, outras experiências ocorreram, ao longo dos tempos, com as raças puro sangue inglês, árabe, anglo-árabe e american saddle horse.

Os criadores paulistas destacaram-se nessa atividade de seleção racial, portanto, o animal também é conhecido por mangalarga paulista. Essa nomenclatura também é empregada para estabelecer diferença entre o mangalarga e o mangalarga marchador.

Desde os seus primórdios, o mangalarga serve a produtores rurais, nos trabalhos com os gados, e a praticantes de esportes equestres. Trata-se de um animal dócil, resistente e de andamento adequado, singularidades que o tornam apto a essas atividades e o classificam como excelente cavalo de sela.

O registro genealógico da raça foi realizado na década de 30, com a fundação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM). Essa instituição é responsável pela manutenção e adequação aos padrões estabelecidos para a raça, oferecendo orientações sobre melhoramento e seleção.

Características raciais


O mangalarga possui características raciais que se assemelham às da raça mangalarga marchador. Mas, existem diferenças nítidas, entre as quais estão os membros maiores, a estatura mais elevada e o dorso-lombo longilíneo verificadas no mangalarga.

Destacam-se as qualidades que benefeciam o cavaleiro, como por exemplo a paleta inclinada e comprida, o que ajuda na posição do cavaleiro e na passagem da cilha. A garupa é ampla e forte, elementos típicos em cavalos de sela.

Os andamentos naturais desse tipo de cavalo são o galope, o trote e o passo. O mangalarga possui desempenho satisfatório em todos, mas sua marca registrada é a marcha trotada, um andamento definido como sendo diagonal e bipedal de dois tempos.

Quanto à pelagem, ocorre a predominância da coloração castanha-avermelhada, ou alazã, o que caracteriza obviamente o alazão.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!