WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Camarões de água doce: recria, reprodução e desenvolvimento

Além das disposições técnicas, as situações logísticas também devem ser consideradas, quais sejam: estudo de mercado, infraestrutura local, acesso, mão de obra entre outras

Camarões de água doce: recria, reprodução e desenvolvimento   Artigos Cursos CPT

 

Além das disposições técnicas, as situações logísticas também devem ser consideradas, quais sejam: estudo de mercado, infraestrutura local, acesso, mão de obra entre outras, afirma Dr. Wagner Cotroni Valenti, professor do Curso a Distância CPT Cultivo de Camarões de Água Doce.

A recria inicia-se a partir do povoamento dos viveiros com pós-larvas (fases iniciais obtidas através de um processo de manutenção das larvas em instalações específicas – laboratórios de larvicultura). Já a reprodução desse tipo de camarão tem início na água doce. No entanto, as larvas desovadas pelas fêmeas precisam ser mantidas em água salobra durante aproximadamente 40 dias, até que sofram a metamorfose, possibilitando a sua liberação nos viveiros de água doce. O processo de larvicultura é tecnicamente complexo.

O camarão da malásia apresenta bons resultados de crescimento, quando submetido a temperaturas da água em torno de 25ºC a 28ºC. Dessa forma, recomenda-se que seja efetuado um levantamento das temperaturas mensais, compreendendo o período dos últimos 10 anos, para que se possa conseguir de duas a três safras anuais.

Com relação à topografia, terrenos com inclinação suave de até 2% são os mais recomendados, por representarem maior economia na construção dos viveiros. Os solos mais aproveitáveis são aqueles com teor silte argiloso entre 30% e 70%. solos muito arenosos proporcionam excessiva infiltração, dificultando a manutenção da água nos viveiros. Já os solos muito argilosos podem proporcionar rachaduras nas porções emersas dos taludes.

Embora possa ser conduzido por pequenos produtores, recomenda-se aos iniciantes a compra de pós-larvas de laboratórios comerciais para os primeiros povoamentos dos viveiros de recria (LOMBARDI e MARQUES, 2009).

O mercado consumidor é bastante diversificado, podendo-se citar as redes de supermercados, hotéis, restaurantes e lojas especializadas em pescados. Trata-se de um produto nobre, com excelente aceitação nos mercados interno e externo.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Camarão de água doce: conheça sua morfologia
- Água salgada para criar camarões de água doce? Como assim?
- Como é o acasalamento dos camarões de água doce?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?