




Considerado o melhor amigo do homem, o cachorro ou cão (Canis lupus familiaris) tem como provável ascendente o lobo cinzento da Ásia. O fato é que, século após século, o cão passou a ser domesticado pelo homem, bem como a ser selecionado, conforme suas peculiaridades físicas e comportamentais. Como resultado, temos hoje uma gama enorme de raças, divididas em grupos ou categorias. Já os cachorros que não possuem uma raça definida ou descendem de cães mestiços, chamam-se vira-latas. Quanto à expectativa de vida dos cães, esta pode variar conforme a raça e o porte do cão, bem como os cuidados em relação à sua saúde. Sendo assim, um canídeo pode viver entre 10 a 20 anos.
Independente da raça, o cachorro é um animal social, que ainda carrega consigo o instinto de viver em matilha como nos primórdios, por isso considera o seu dono o líder da matilha. Além disso, tem a grande vantagem de permitir o adestramento, já que demonstra docilidade e lealdade a seu proprietário ou a quem considera o seu líder. Dessa forma, pode se aperfeiçoar nas mais diversas habilidades, como caçar ou pastorear rebanhos.
Em relação ao peso, os cães podem ser divididos em quatro subcategorias: pequeno (até 10 kg), médio (entre 11 e 25 kg), grande (entre 26 e 45 kg) e gigante (maior que 45 kg). Já em relação à sua morfologia, podem ser divididos em três subcategorias: os longilíneos (com formas alongadas e esbeltas), os brevilíneos (com formas robustas e arredondadas) e os mediolíneos (mescla entre os longilíneos e os brevilíneos).
Outro aspecto físico bastante característico é em relação à pelagem, que pode variar no comprimento (sem pelo, raso, curto e semilongo) e no tipo (duro, heterogêneo, liso, sedoso e lanoso), originando belíssimas combinações.
Seguindo as normas da Federação de Cinofilia Internacional, são reconhecidos 10 grupos de raças oficiais de cães, divergindo entre um país e outro. Estes foram divididos conforme as especificidades laborais do cão, ou o aspecto físico, tais como Pastores e Boieiros, Sabujos Farejadores, Levantadores e Retrievers, Pinschers e Schnauzers, Molossoides e Boieiros Suíços, entre outros. Há ainda um 11° grupo, não reconhecido pela FCI. Nele estão o American Pit Bull Terrier, o Dogue Brasileiro, o Ovelheiro Gaúcho e o Bulldog Americano.
A verdade é que, distribuídas pelos 11 grupos, existem, no mundo, mais de 400 raças de cachorros, das mais diversas categorias.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Pequenas Empresas, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles o Curso Como Montar um Canil.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: CBKC, Portal do Dog, Portal Filhotes, Portal Pets, Guia de Raças, Tudo Sobre Cachorros, Anuário Cães, Sua Pesquisa e Wikipédia.
Acesse os links abaixo e conheça mais sobre As Principais Raças de Cachorros:
RAÇAS DE CACHORRO
Mastino Napoletano ou Mastim Napolitano
Old English Sheepdog (Bobtail)
Pit Bull Terrier ou American Pit Bull Terrier
Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.