WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cachaça, um dos empreendimentos agrícolas de maior lucratividade

O empreendimento associa a produção primária, a industrialização e a comercialização pelo próprio produtor

A cachaça de qualidade só é produzida e controlada se a indústria conhecer, cientificamente, o processo e o produto.

A cachaça é a segunda bebida alcoólica mais consumida no Brasil. Estimativas indicam que mais de 70 milhões de doses sejam consumidas diariamente, o que resulta numa cifra de aproximadamente 6 litros/habitante/ano. Esse consumo gera uma demanda real pelo produto e, consequentemente, a produção para suprir essa demanda é um importante segmento industrial e uma fonte geradora de empregos diretos e indiretos. Em razão de ser um produto de grande demanda, há grande número de pequenos comerciantes que o compram de pequenos fabricantes, fazem suas misturas e distribuem ao mercado varejista.

No preparo dessas misturas podem ocorrer diversos tipos de falhas e até mesmo fraudes, ou pelo desconhecimento do produto ou por diversos "mitos" existentes no setor. Isso pode expor o consumidor a riscos à sua saúde. A cachaça de qualidade só é produzida e controlada se a indústria conhecer, cientificamente, o processo e o produto, sem mitos ou crendices inexplicadas tecnicamente. Isto é, a qualidade é produzida com tecnologia, sobretudo com uma consciência de qualidade entre os membros do sistema de produção.

Dentre os problemas mais comuns que compromete a qualidade da aguardente de cana, além dos relacionados à sua variação ao longo do tempo, citam-se acidez excessiva e níveis elevados de cobre e de metanol. Ao longo dos anos a experiência tem demonstrado que dentre os empreendimentos agrícolas lucrativos, a produção da cajinbrina, em uma fábrica bem montada e tecnicamente administrada, está entre as melhores.

É sabido que as atividades de produção primária, isto é, de matéria-prima apenas, apresentam tradicionalmente baixa taxa de retorno. Isso ocorre no mundo todo. A cachaça tem valor agregado já na fazenda, uma vez que já está pronta para o consumo, podendo ainda ir direto do fabricante para o mercado varejista, eliminando, portanto, serviços intermediários de comercialização, com consequente melhor remuneração para o fabricante.

O empreendimento associa a produção primária (a cana-de-açúcar), a industrialização (a aguardente) e a comercialização pelo próprio produtor da cachaça. O mercado mundial, incluindo o brasileiro, de melhor poder aquisitivo, está ávido por produtos denominados de naturais.

A cachaça é a segunda bebida alcoólica mais consumida no Brasil.

O produto artesanal tem mais apelo comercial para o consumidor, sendo esse o campo em que os pequenos e médios produtores poderão ter maior chance na competição com o chamado produto industrial. Para isso, entretanto, ele deverá esmerar na qualidade de seu produto., melhorarando a maneira de processar a bebida e conhecendo melhor o que é qualidade de cachaça.

O micro e o pequeno fabricante continuarão na atividade artesanalmente, mas não poderão continuar como amadores, é necessário que se profissionalizem. O produtor deverá se ocupar também em conhecer índices de produtividade da matéria-prima (cana-de-açúcar), de extração de caldo no engenho, monitoramento da fermentação e da destilação; conhecer os índices de rendimento em sua fábrica e quais os fatores que os afetam. Só conhecendo a fábrica é possível administrar a produção e controlar a qualidade do produto.

Há que se conhecer, para a fábrica específica, índices tais como; litros de cachaça a ... ºGL/hora de mão de obra; litros de cachaça a ... ºGL/tonelada de cana moída; litros de cachaça a ... ºGL/ha de cana cortada; litros de caldo de cana a ... ºBrix/hora do engenho; toneladas de cana/ha, em cada corte; toneladas de cana/hora de engenho e litros de caldo a ... ºBrix/ tonelada de cana. Essas medidas devem ser feitas regularmente durante toda a safra. Para um produtor profissional, não há milagres na atividade; há sim muita dedicação e estudo dos diversos fatores que afetam a qualidade e o rendimento do produto.

 

José Benício Paes Chaves, Doutor em Ciências de Alimentos,
Especialista em Controle de Qualidade,Professor e Pesquisador da Universidade Federal de Viçosa

O produtor de cachaça artesanal precisa descobrir e aprender a vender para um mercado que, embora mais exigente do que o popular em termos de apresentação/embalagem do produto, quantidade (garantia de fornecimento), criatividade na marca de fantasia e de qualidade constante ao longo do tempo, premia a qualidade pagando um preço mais elevado por ela.

 

Há necessidade de maior conscientização dos produtores, dos comerciantes e dos consumidores quanto aos riscos de utilização de um produto inadequado para o consumo humano. Nesse aspecto, o treinamento/qualificação técnica das pessoas envolvidas na atividade é uma necessidade premente. Dentro dessa linha de raciocínio é que trabalha o curso Cachaça - Produção Artesanal de Qualidade, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas - em parceria com a AMPAQ: Associação Mineira de Produtores de Aguardente de Qualidade, com intuito de transmitir aos produtores informações claras, atualizadas e práticas sobre o assunto e com coodenação técnica do professor José Benício Paes Chaves.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Natanael Bittencourt Soares

6 de ago. de 2021

Quero fazer o curso

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de ago. de 2021

Olá, Natanael 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

 

Hilton Esteves Neiva

23 de jul. de 2021

Gostei

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de jul. de 2021

Ola, Hilton

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!