WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cabras de corte ou cabras de leite. Qual a melhor opção?

A criação de caprinos no Brasil, seja para corte ou para leite, tem crescido consideravelmente quando comparado a rebanhos de bovinos, suínos, aves e ovinos

Cabras de corte ou cabras de leite. Qual a melhor opção?   Artigos Cursos CPT

A carne de caprinos é um produto muito saudável, com baixo teor de gordura, e um sabor diferenciado, excelente para a culinária, além de possuir baixo custo. Apesar desse potencial de crescimento, num mercado ávido por novos produtos, a caprinocultura de corte ainda é pouco difundida no Brasil. "Em parte, por causa da falta de tecnologias que levem à criação desses animais com lucratividade, e em parte porque não existem produtos de qualidade, em quantidade, padronizados, que possam atender o mercado", afirma Dr.ª Cristiane Leal dos Santos, professora do Curso a Distância CPT Criação de Caprinos de Corte. Mesmo assim, o rebanho tem crescido a taxas consideráveis, mesmo se comparado a rebanhos de bovinos, suínos, aves e ovinos.

Pode-se dizer que o mercado da carne de caprinos é muito pouco explorado na maioria das criações do Sul e do Sudeste, sendo os machos abatidos logo após o nascimento, a despeito da possibilidade de engorda desses animais. Por outro lado, na região Nordeste, a comercialização da carne de cabrito e o consumo são tradicionais, e a demanda pelo produto tem-se mantido alta. No Sudeste, o consumo, além de pequeno, é estacional, ou seja, devido aos hábitos alimentares e a falta de divulgação e oferta de carne, o consumo acaba se restringindo a datas festivas, principalmente no Natal, Ano Novo e na Páscoa.

Outro produto dos caprinos bastante explorado no Nordeste é a pele. Apesar do reconhecimento internacional pela qualidade da pele de caprinos na aplicação na indústria de artefatos, ocorre um elevado descarte de peles pela falta de cuidados na obtenção, no tratamento e na conservação, e a comercialização de peles é pouco aproveitada. Já o esterco caprino, apresenta grande disponibilidade e é de fácil aproveitamento, tendo qualidade superior ao esterco de bovino. Sua procura é alta e pode ser potencializada com melhor divulgação de suas qualidades como adubo orgânico de excelente qualidade. Cada caprino adulto produz em torno de 600 kg/animal/ano, sendo mais rico em nutrientes do que o da maioria das espécies.

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeoa abaixo!


 

A comercialização é deficiente e o consumo localizado principalmente nos estados da região Nordeste. Dos 10 milhões de cabeças existentes no país, mais de nove milhões se encontram no Nordeste, ficando o Sudeste em segundo lugar com pouco mais de 200 mil animais, em sua maior parte, criados para a produção leiteira, e entre 100 e 165 mil cabeças em cada uma das outras regiões.

É sabido que a maior parte da carne de caprinos comercializada no país é proveniente de animais velhos ou subproduto da caprinocultura leiteira, proveniente, principalmente, do abate de machos descartados desses rebanhos. Sem contar que boa parte das vezes, trata-se de um produto comercializado de forma precária, de qualidade inferior, porque, geralmente, as carcaças produzidas por animais de raças leiteiras apresentam baixo rendimento em carne, contrário às exigências atuais que são carnes de teor moderado de gordura, suficiente para garantir maciez, sabor e aroma agradável.

A produção de leite de cabras, ao contrário, tem se mostrado uma atividade mais bem estabelecida no país. Em qualquer região, podem ser encontrados criatórios tecnificados, e também agroindústrias de processamento do leite, responsáveis pela elaboração de inúmeros produtos, desde o leite “in natura”, em pó, até os queijos finos e outros derivados, comercializados, inclusive, em grande escala e de forma constante, em grandes redes de supermercados. Essa presença no mercado mostra que a cadeia produtiva para esse produto está bem organizada, e consegue manter uma oferta de produtos de boa qualidade, com preços compatíveis, de forma constante. Essa situação, entretanto, tende a mudar. Não são poucos os esforços de diversos componentes da cadeia produtiva e de órgãos governamentais, para que o potencial da caprinocultura de corte de produzir carne de qualidade, a baixo custo, de forma rentável, seja uma realidade. Sem contar que a pele de caprinos apresenta alta qualidade, sendo muito valorizada pela indústria de couro.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia as matérias CPT abaixo:


- Raças de caprinos - conheça as principais raças e faça a melhor escolha
- Como escolher bodes e cabras para a reprodução de caprinos

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Criação de Cabras.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Reinaldo José Rodrigues

27 de out. de 2019

Estou querendo começar uma criação de cabras leiteiras, pois gosto muito do animal a matéria mim deixou com mais vontade ainda de levar a adiante minha ideia, de ter uma criação boa tenho 30 mil metros no pé de uma reserva onde pretendo fazer o galpão.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de out. de 2019

Olá,Reinaldo 

Tudo bem?

Como é bom ver pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

O CPT disponibiliza na área em questão vários cursos na área em questão.

Acesse o link https://www.cpt.com.br/cursos-cabras  e conheça melhor nossas opções de capacitação.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Adriano Herculano Fernandes da Silva

18 de nov. de 2018

Moro na Paraíba, quero investir na caprinocultura ou ovinocultura de corte, mas ainda não sei qual das duas espécies são mais consumidas no meu estado. Também não sei se seria melhor investir na produção de carne ou de leite. Onde devo encontrar dados que tire minhas dúvidas?

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de nov. de 2018

Olá Adriano,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para mais informações, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?