WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Brigada de incêndio? Saiba o que é e como formar uma equipe!

Brigada de incêndio é um grupo de pessoas capacitadas para atuar na prevenção, no abandono e no combate a um princípio de incêndio e, ainda, a prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas

Brigada de incêndio? Saiba o que é e como formar uma equipe!   Artigos Cursos CPT

 

A brigada de incêndio é basicamente um grupo de organizado de pessoas que são especialmente capacitadas para que possam atuar numa área previamente estabelecida, na prevenção, no abandono e no combate a um princípio de incêndio, cujos integrantes estejam aptos a prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas.

“O treinamento é requisito indispensável para que sejam aprovados autos de vistoria do Corpo de Bombeiros e deve ter periodicidade anual”, afirma Guido Assunção Ribeiro professor do Curso CPT Formação e Treinamento de Brigada de Incêndio Florestal.

Na proteção aos incêndios florestais, uma brigada de incêndios trabalha principalmente em três frentes: prevenção, monitoramento e combate. Normalmente, no período chuvoso a brigada preocupa-se principalmente com a prevenção dos incêndios fazendo campanhas de educação ambiental com a população, faz “cursos de reciclagem” (novos cursos para formação de brigadistas de incêndios), manutenção nos aceiros, entre outras atividades. Já no período de seca (período crítico para incêndios florestais), as brigadas se preocupam principalmente com o monitoramento, mas, quando necessário, também combatem o fogo.

Os brigadistas, por sua vez, devem gozar de boa saúde, boa condição física e precisam conhecer bem as instalações. Devem ser treinados para serem capazes de identificar situações de emergência, acionar alarme e corpo de bombeiros, cortar energia, quando necessário, realizar primeiros socorros, controlar pânico, guiar a saída das pessoas para abandono da área, combater princípios de incêndio.

Considera-se muito importante a criação desse grupo em grandes empresas, e, em casos de estabelecimentos ou unidades de saúde, a responsabilidade é ainda maior, visto que as pessoas que precisam ser retiradas do ambiente, na eventual ocorrência de fogo, estão em situação atípica, acamados, debilitados, colaborando para aumentar a dificuldade de evacuação do recinto. Por isso, o treinamento deve ser mais direcionado e reforçado.

Todas as medidas tomadas para proteção contra incêndios no ambiente de trabalho são importantes e devem ser implementadas para que, se acontecer o sinistro, os resultados sejam amenizados pelas ações que foram treinadas e tomadas preventivamente.

Com o desenvolvimento de inúmeras estratégias de proteção a incêndios florestais, por exemplo a construção de aceiros (faixas sem vegetação que facilitam o deslocamento dos brigadistas em uma eventual operação, e também impedem a passagem do fogo de um lado para outro, facilitando seu controle), desbaste da vegetação da borda dos mesmos, patrulhamento, monitoramento, entre outras, tornaram-se necessárias a formação e o treinamento de uma brigada de incêndios florestais para que os quesitos prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais sejam eficazmente trabalhados e haja uma proteção maior à rica biodiversidade de fauna e flora.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Você sabe a diferença entre incêndio florestal e queima controlada?
- Clima, pragas e doenças e o fogo: qual o pior destruidor de vegetações?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!