WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente

Biomas do Brasil - Zona de Cocais

A zona de Cocais, nome dado a este bioma devido à grande quantidade de cocais encontrados em seu território, está situada em uma área de transição entre a Caatinga e a Amazônia

Biomas do Brasil - Zona de Cocais. Foto: Fernanda Gonçalves

 

A Zona de Cocais, nome dado a este bioma devido à grande quantidade de cocais encontrados em seu território, está situada em uma área de transição entre a Caatinga e a Amazônia, o que nos permite encontrar muitas características desses dois biomas.

A fauna, muito diversificada, composta por aves, macacos, insetos, o boto, a ariranha e o acará bandeira, está sendo recuperada naturalmente

A fauna, muito diversificada, composta por aves, macacos, insetos, o boto, a ariranha e o acará bandeira, está sendo recuperada naturalmente

Esta zona tem muitas formas de relevo, como a planície, as depressões, o planalto, a estrutura rochosa formada por rochas cristalinas (formada por cristais) e sedimentares. Em sua vegetação, registramos a presença de florestas dominadas por palmeiras, com folhas grandes e finas, como o buriti, oiticica, babaçu e carnaúba.

Esse bioma possui solos secos, composto por óxidos de ferro e alumínio, mal-formados e  argilosos. É rico em minérios como ferro, níquel, ouro, bauxita, diamante, alumínio, além da argila caulim. Devido à degradação da cobertura vegetal e do solo, grande parte do sertão nordestino sofre alto risco de desertificação.

Nesse ecossistema podemos encontrar três tipos diferentes de clima. São eles: Equatorial úmido, Tropical semi-úmido e Tropical semi-árido. A fauna, muito diversificada, composta por aves, macacos, insetos, o boto, a ariranha e o acará bandeira, está sendo recuperada naturalmente. Tem como mascote o lobo guará, que está em extinção.

A principal atividade econômica neste bioma é o extrativismo. Incontáveis famílias vivem do coco de babaçu, também chamado de baguaçu ou coco-de-macaco, que, devido à alta concentração de matérias graxas é usado como óleo na indústria alimentícia e cosmética. Mas a riqueza deste item não para por aí, suas folhas são aproveitadas para a confecção de artesanato, como cestos, abanos, esteiras, peneiras, e até mesmo portas e janelas. Do coco se extrai etanol, metanol, coque, carvão e gases combustíveis. A casca pode ser usada para repelir insetos quando queimada. A carnaúba é outra fonte de renda familiar neste bioma. É usada como poderoso diurético, seu fruto é usado na dieta animal, o tronco é usado em construções, a palha serve de matéria-prima para o artesanato. Na indústria, a cera extraída da carnaúba é usada no ramo de cosméticos, medicamentos, alimentos entre muitos outros.

 A principal atividade econômica neste bioma é o extrativismo

A principal atividade econômica neste bioma é o extrativismo

Infelizmente, assim como outros, este bioma também está ameaçado de extinção, já que vem sendo largamente devastado para dar lugar a pastagens e lavouras, especialmente no Maranhão e boreal de Tocantins.

Aprimore seus conhecimentos, acessandos os Cursos CPT, da área Meio Ambiente, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Saiba mais sobre os Biomas brasileiros, acessando os artigos abaixo:

Biomas do Brasil - biodiversidades nacionais que devem ser conservadas

Biomas do Brasil - Caatinga

Biomas do Brasil - Cerrado

Biomas do Brasil - Amazônia

Biomas do Brasil - Mata Atlântica

Biomas do Brasil - Mata dos Pinhais ou Mata de Araucárias

Biomas do Brasil - Pampa

Biomas do Brasil - Pantanal

Biomas do Brasil - Zona Costeira

Por Silvana Teixeira

Fontes: Sua Pesquisa.com; Wikipedia; IBGE; Só Biologia.com; Mundo Educação; InfoEscola; wwg.org.br; Conservation.org.br; Sua pesquisa.com; Biomasbras; WWF Brasil; Ministério do Meio Ambiente;

Biomas do Brasil - Zona de Cocais. Foto: Otávio Nogueira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!