WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Biomas do Brasil - Mata Atlântica

A Mata Atlântica, dona de exuberante natureza e maior diversidade de espécies vegetais e animais do planeta, foi por muito tempo considerada como ?a grande floresta costeira brasileira?

 

A Mata Atlântica, um dos biomas com maior diversidade de espécies vegetais e animais do planeta, por muito tempo foi classificada como “a grande floresta costeira brasileira”. Dona de uma natureza exuberante, nela podiam ser observadas as mais elevadas taxas de endemismo, ou seja, podiam ser encontradas incontáveis espécies vegetais e animais absolutamente exclusivas deste bioma.

Sua extensão ocupa 1.110.182 km², ou seja, 13,04% do território nacional ao longo da costa litorânea, que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Em termos de distribuição, a Mata Atlântica divide-se da seguinte maneira: ocupa a totalidade dos território do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e parte do território do estado de Alagoas (52%), Bahia (19%), Goiás (3%), Mato Grosso do Sul (14%), Minas Gerais (41%), Paraíba (8%), Paraná (98%), Pernambuco (17%), Rio Grande do Norte (5%), Rio Grande do Sul (37%), São Paulo (68%) e Sergipe (51%).

Por ser extremamente extensa, há grande variabilidade climática ao longo de sua distribuição e devido ao intenso calor e chuvas abundantes, o desenvolvimento de plantas e animais é muito favorecido. Entre as árvores, destacam-se neste bioma o jequitibá-rosa, o pinheiro-do-paraná, o cedro, as figueiras, os ipês, a braúna e o pau-brasil. Sendo assim, percebe-se desde climas temperados superúmidos no extremo sul a tropical úmido e semi-árido no nordeste. Quanto a fauna, a maior parte das espécies de animais brasileiros ameaçados de extinção são originários da Mata Atlântica, como os micos-leões, a lontra, a onça-pintada, o tatu-canastra e a arara-azul-pequena. Além desta lista, também vivem na região gambás, tamanduás, preguiças, antas, veados, cotias, quatis, e outros.

Hoje, a Mata Atlântica é o mais devastado dos biomas brasileiros, restando de 5 a 7% da sua cobertura vegetal, representados por manchas isoladas e sem comunicação entre si. A exploração predatória destruiu mais de 93% deste “paraíso” e quem vive onde já foi esse bioma muitas vezes nem conhece seus vestígios, tamanha sua devastação.

Aprimore seus conhecimentos, acessandos os Cursos CPT, da área Meio Ambiente, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Saiba mais sobre os Biomas brasileiros, acessando os artigos abaixo:

Biomas do Brasil - biodiversidades nacionais que devem ser conservadas

Biomas do Brasil - Caatinga

Biomas do Brasil - Cerrado

Biomas do Brasil - Amazônia

Biomas do Brasil - Mata dos Pinhais ou Mata de Araucárias

Biomas do Brasil - Zona de Cocais

Biomas do Brasil - Pampa

Biomas do Brasil - Pantanal

Biomas do Brasil - Zona Costeira

Por Silvana Teixeira

Fontes: Sua Pesquisa.com; Wikipedia; IBGE; Só Biologia.com; Mundo Educação; InfoEscola; wwg.org.br; Conservation.org.br; Sua pesquisa.com; Biomasbras; WWF Brasil; Ministério do Meio Ambiente;

Biomas do Brasil - Mata Atlântica. Foto: Luciano Marra

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!