WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Biodigestores indianos? Aprenda aqui sobre o funcionamento

Os biodigestores indianos são mais duráveis, simples de serem construídos e operados. Além disso, é o modelo mais utilizado no meio rural

Biodigestores indianos? Aprenda aqui sobre o funcionamento

Precisando aprender sobre o funcionamento dos biodigestores indianos? Então essa matéria poderá ajudá-lo nisso. Segundo Dr. Jorge de Lucas Júnior, professor do Curso CPT Construção e Operação de Biodigestores, “Os biodigestores indianos são mais duráveis, simples de serem construídos e operados e, além disso, o biogás produzido é mantido sempre com pressão constante, razões pelas quais é o modelo mais utilizado no meio rural.”

Notícia muito boa não é mesmo? Pois bem, vamos dar continuidade ao nosso estudo falando, agora, sobre o princípio de funcionamento dos biodigestores indianos.

a) Tempo de retenção de um biodigestor


Cada tipo de dejeto necessita de um determinado tempo para que seja fermentado totalmente dentro do câmara de biodigestão. Este período é chamado de tempo de retenção, e corresponde ao tempo necessário para que toda a carga existente no interior de um biodigestor seja substituída.

Assim, conhecendo-se a capacidade e estabelecido o tempo de retenção do biodigestor, fica fácil de se determinar a quantidade de dejetos diluídos que deverá ser colocada no sistema diariamente. Para isso, bastará dividir a capacidade do biodigestor pelo seu tempo de retenção, ou seja:

Tempo de retenção dos biodigestores de acordo com a finalidade do mesmo
Carga diária (L) = Capacidade do câmara de biodigestão (m3) x 1.000

                                      Tempo de retenção do biodigestor (dias)

O tempo de retenção depende da finalidade para a qual o biodigestor foi construído. Veja abaixo:

Foto: Tempo de retenção dos biodigestores de acordo com a finalidade do mesmo

b) Princípio de funcionamento dos biodigestores modelo indiano


Para facilitar o entendimento de como este equipamento funciona, vamos considerar o biodigestor do exemplo anterior, ou seja:
- capacidade da câmara de biodigestão: 10.000 litros (10 m3);
- tempo de retenção: 10 dias; e
- carga diária: 1.000 litros (1 m3), constituída por dejetos e água.

Estando o biodigestor completamente cheio, no primeiro dia, será colocada no sistema a primeira carga de 1.000 litros, utilizando-se para isso a caixa de carga. Como existe uma diferença de nível entre o fundo dessa caixa e a saída do tubo de carga, dentro do biodigestor, o material descerá rapidamente através deste tubo e se depositará no interior da câmara de biodigestão. A entrada desse material no biodigestor, fará com que uma mesma quantidade de material, já fermentado, seja deslocada para fora do mesmo, passando pelo tubo de descarga até alcançar a caixa de descarga, onde permanecerá até ser retirado do sistema.

No segundo dia, será colocada uma nova carga de 1.000 litros no interior do biodigestor. Este novo material resultará na eliminação simultânea de mais 1.000 litros de material já fermentado. Portanto, no segundo dia operação do sistema, já terá sido eliminada uma carga de 2.000 litros dos 10.000 litros que havia inicialmente no biodigestor. Além disso, entre a colocação da primeira carga e da segunda, houve produção de biogás no interior da câmara de biodigestão, o qual se acumulou na parte superior, elevando ligeiramente o gasômetro.

No terceiro dia de operação do sistema, será colocada a terceira carga de 1.000 litros dentro do biodigestor. A entrada desse material provocará a movimentação de uma mesma quantidade de material já fermentado, para fora do mesmo, o qual permanecerá na caixa de descarga até ser retirado do sistema. Após esse momento, daquela carga total (10.000 L) que havia no biodigestor, restarão apenas 7.000 litros, ou seja, já foram eliminados do sistema 3.000 litros de material fermentado, que foram responsáveis pela produção de uma certa quantidade de biogás que, por sua vez, deslocou ligeiramente o gasômetro.

Este processo se repetirá até o décimo dia, quando será colocada a última carga de 1.000 litros de dejetos diluídos em água, a qual será responsável pela eliminação dos últimos mil litros de material fermentado da carga inicial. Portanto, no décimo dia, todo o material que estava inicialmente dentro do biodigestor terá sido substituído. Entre o nono e o décimo reabastecimento, houve, naturalmente, mais produção de biogás, resultando na elevação do gasômetro.

Este tempo, em dias, gasto para que toda a carga inicial existente no interior do biodigestor fosse substituída corresponde ao tempo de retenção, que foi considerado para o biodigestor em questão.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT Curso CPT Construção e Operação de Biodigestores? Assista ao vídeo!


 

Conheça os Cursos CPT da área Energia Alternativa
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?