WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Biodigestores: coleta de dejetos em instalações de suínos

No que se refere à coleta e ao manejo dos dejetos mais utilizados no abastecimento de biodigestores, os de suínos representam o sistema mais complexo

Biodigestores: coleta de dejetos em instalações de suínos   Artigos Cursos CPT

 

Cada tipo de instalação de animais requer um manejo diferenciado, visando eficiência, menor tempo de remoção e utilização de menos mão de obra possível.


“No que se refere à coleta e ao manejo dos dejetos mais utilizados no abastecimento de biodigestores, os de suínos representam o sistema mais complexo”, afirma Dr. Jorge de Lucas Júnior, professor do Curso CPT Construção e Operação de Biodigestores.


Uma suinocultura bem planejada e de funcionamento eficiente deverá possuir cinco unidades de produção, que são as seguintes:


- galpão de reprodução: formado por várias baias destinadas a manter porcas e cachaços acasalados para haver a cobertura.
- galpão de gestação: reservado às porcas prenhas, que ficarão abrigadas em gaiolas individuais, assim que são retiradas das baias de reprodução.
- galpão de creche: também é formado por várias baias, que são destinadas a receber os leitões assim que saírem do galpão de maternidade, ou seja, após a desmama, que se dá quando estes animais atingem em média 5 kg cada. Estes leitões deverão permanecer na creche até alcançarem um peso de aproximadamente 25 kg cada.
- galpão de terminação: formado por baias que receberão os suínos com aproximadamente 25 kg cada, os quais permanecerão até o momento do abate, ou seja, quando cada animal alcançar 100 kg em média.


Nos galpões de reprodução, de gestação, da maternidade e da creche, existem, em cada um deles, dois fossos abaixo do nível do solo, sendo um de cada lado. Cada fosso deverá ser coberto por grades de madeira ou vigas de concreto e servem para coletar os dejetos. Nesse caso, eles não precisam ser cobertos com grades.

Nesse tipo de instalação, os dejetos serão removidos das baias por meio de lavagens com água pressurizada. Portanto, será necessário determinar o volume de água que deverá ser utilizado em cada galpão, tanto para remover os dejetos, bem como para finalizar a limpeza de todas as baias.


Nesse sistema, é preciso saber o volume de água, o qual deverá ser igual à quantidade de água recomendada para se fazer a diluição correta dos dejetos, sendo que no caso de suínos deve-se utilizar duas partes de água para cada parte de dejetos que serão diluídos.

Para determinar o volume de água, torna-se necessário conhecer, primeiramente, a quantidade de dejetos produzida em cada galpão da instalação. Em seguida, raspa-se as fezes, colocando-as sobre o fosso. Feito isso, utiliza-se uma mangueira com água pressurizada para jogar as fezes dentro do fosso e, também, realizar a lavagem do piso.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Biodigestores: produção e manutenção do biogás
- Dejeto animal não deve ser lançado diretamente no ambiente
- O biogás necessita ser purificado antes do consumo?


Conheça os Cursos CPT da área Energia Alternativa.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?