WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aspersores de irrigação: saiba tudo sobre eles

Os aspersores são um dos principais componentes de um sistema de irrigação por aspersão. Eles operam sob pressão e fazem o lançamento do jato de água no ar, caindo em forma de chuva artificial

Aspersores de irrigação: saiba tudo sobre eles   Artigos Cursos CPT

 

Os aspersores são um dos principais componentes de um sistema de irrigação por aspersão. Eles operam sob pressão e fazem o lançamento do jato de água no ar, o qual é fracionado em gotas, caindo sobre a área em forma de chuva artificial. "Existem vários tipos de aspersores, sendo os rotativos os mais utilizados em irrigação, e referem-se àqueles que, ao mesmo tempo em que lançam o jato d’água no ar, executam um giro em torno de sua haste de sustentação", afirma Carlos Henrique Ramalho Ferenc, professor do Curso a Distância CPT Projeto de Irrigação por Aspersão.

- Aspersores de giro completo e aspersores de giro setorial


Os aspersores de irrigação podem ser de giro completo, isto é, percorrem um ângulo de 360º em torno de si mesmo e de giro setorial, que são ajustados para o ângulo desejado. Os aspersores setoriais são mais utilizados em situações especiais, como áreas pequenas (hortas e viveiros) ou para irrigar as extremidades (periferias) de áreas maiores.

- Aspersores de braço oscilantes e aspersores de reação


Existem aspersores rotativos cujo movimento é produzido pelo impacto do jato d’água em um braço oscilante e há outros, em que a rotação é proveniente da reação pela saída do jato d’água. Nos aspersores com braço oscilante, quando o jato d’água sai do bocal do aspersor, choca-se com o braço oscilante, e o impacto provoca pequenos e periódicos deslocamentos, de forma a causar a lenta revolução do equipamento. Esse tipo de aspersor, normalmente, apresenta um sistema de mola ou de gravidade que permitem a regulagem da sua velocidade de rotação. São os mais utilizados na irrigação de diversas culturas e consomem menos energia para realizar o movimento rotativo. Nos aspersores do tipo reação, o movimento rotativo decorre da reação pela saída do jato d’água (ação contrária à saída do jato). Normalmente, apresentam maior velocidade de rotação e, por terem uma área de abrangência pequena, são, geralmente, mais utilizados na irrigação de jardins e de subcopa.

Velocidade de rotação


Para o bom desempenho dos aspersores, eles devem executar seu movimento de rotação com uma velocidade uniforme. Normalmente, os mais utilizados são aqueles que trabalham em baixa velocidade, sendo em torno de duas rotações por minuto (rpm), para os aspersores pequenos, e de 0,5 rpm, para os aspersores gigantes. A velocidade de rotação do aspersor influencia na intensidade de aplicação instantânea do mesmo. Quanto maior a velocidade, menor será a intensidade de aplicação instantânea, reduzindo, assim, a possibilidade de encharcamento, escoamento superficial e compactação do solo.

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?