WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aprendizagem ativa em sala de aula: trabalho em grupos pequenos

Os trabalhos em grupos pequenos facilitam a avaliação da participação dos membros, considerando suas respectivas funções, nas diversas etapas do trabalho

Aprendizagem ativa em sala de aula: trabalho em grupos pequenos   Artigos Cursos CPT

 

Muitas atividades podem ser desenvolvidas em pequenos grupos, sendo muito indicadas para turmas grandes, por viabilizar, estrategicamente, a participação individual dos alunos que, nas aulas tradicionais, dificilmente teriam oportunidade de participar. “Os trabalhos em grupos pequenos facilitam a avaliação da participação dos membros, considerando suas respectivas funções, nas diversas etapas do trabalho”, afirma Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa. Algumas possibilidades de trabalho em pequenos grupos:

Tarefa simples e única:


Uma proposição é apresentada no quadro, que pode ser até mesmo uma simples pergunta. Cada grupo escolherá um coordenador e um relator. Todos os grupos deverão discutir o tema durante um certo período de tempo, quando o relator fará o registro das conclusões alcançadas. As equipes se reúnem em círculo, quando os relatores de cada uma delas apresentam, para discussão, as conclusões registradas.

Tarefas diferenciadas:


apresenta a mesma dinâmica usada no método de tarefa simples, com a diferença de que cada grupo recebe uma questão ou tema diferente para trabalhar.

Equipes com funções diversificadas:


O tema escolhido é o mesmo para todas as equipes, entretanto, cada grupo desenvolve a atividade com uma função específica. Por exemplo, dado um tema, uma equipe deverá destacar os pontos-chave ou ideias principais do tema, verificando a estrutura e a organização do material instrucional e apresentando a sua análise. Outra equipe vai se preocupar em estabelecer relações entre o que foi apresentado pelo material apresentado pelo professor e outros materiais alternativos encontrados. Uma terceira equipe vai relacionar o conteúdo aprendido com novos assuntos a serem trabalhados, enquanto uma quarta equipe poderá ser encarregada de avaliar e sintetizar os resultados do trabalho das demais equipes.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Especialista: A atenção dos alunos se prende com boas atividades!
3 erros impraticáveis em sala de aula

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?