Fazer follow up de vendas significa dar continuidade ao relacionamento com o cliente durante a venda e no pós-venda. Na verdade, trata-se do acompanhamento das transações entre cliente e empresa para atender a possíveis solicitações do cliente ou apresentar as vantagens dos produtos ou serviços da empresa. Entretanto, o processo deve ser realizado com estratégias e ações bem planejadas para melhores resultados.
Atualize o histórico do cliente
Tudo começa com a atualização do histórico do contato entre a empresa e o cliente. Por meio dele, é possível saber tudo o que foi combinado com o cliente, desde prazos até garantias. Detalhe por detalhe deve ser anotado no histórico, até mesmo o comportamento do cliente durante a compra. Dessa forma, torna-se mais simples oferecer ao cliente soluções, que realmente atendam às suas necessidades.
Envie um e-mail ao cliente
Após a venda, envie um e-mail com os detalhes de todo o processo de venda. Da mesma forma, é indispensável explicar os próximos passos ao cliente com destaque no mais relevante. Nessa etapa, agradeça a confiança do cliente em investir na marca da empresa. Também é interessante enviar uma apresentação da empresa para que o cliente se familiarize ainda mais com a marca.
Organize as tarefas para manter contato
A empresa deve organizar suas tarefas para manter contato e fortalecer o relacionamento com o cliente. Basta planejar as datas de retorno de contato para pedir feedbacks ao cliente ou mesmo negociar preços. Com tudo alinhado e cuidadosamente organizado, é mais fácil seguir os prazos acordados e acompanhar datas previstas para resposta dos clientes.
Atenda rapidamente às solicitações dos clientes
Jamais encerre o contato com o cliente sem atender às suas solicitações, ou mesmo ouvir reclamações. Tudo deve ser feito rapidamente, sem deixar o cliente esperando. Caso a demanda seja grande, agende para o próximo dia as solicitações menos urgentes, mas nunca deixe uma solicitação em aberto. Organize por ordem de prioridade e envie ao cliente um e-mail com informações sobre o que está sendo feito.
Realize o acompanhamento pós-venda
Após a venda, é fundamental saber se o cliente está satisfeito com a compra. Para isso, peça feedbacks dos clientes para realizar melhorias. Esse acompanhamento pós-venda é importantíssimo para fortalecer o vínculo entre a empresa e o cliente. Entre em contato com o cliente por e-mail para marcar uma reunião ou por telefone para saber a sua opinião sobre o produto ou serviço adquirido, ou mesmo receber sugestões.
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Fonte: Agendor - agendor.com.br
Por Andréa Oliveira.
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