WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Apanhadores de frangos devem fazer treinamentos?

Apanhadores de frangos devem fazer treinamentos? Sim, devem. Essa operação é feita, geralmente, no período noturno e visa minimizar o número de aves injuriadas

Apanhadores de frangos devem fazer treinamentos?   Artigos Cursos CPT

 

Apanhadores de frangos devem fazer treinamentos? Sim, devem. Essa operação é feita, geralmente, no período noturno e visa minimizar o número de aves injuriadas. Quem visita abatedouros ou trabalha neles sabe, entretanto, que isso não acontece, já que não se dá muita importância a essa tarefa na maioria dos estabelecimentos (LANA, 2000).

Nesta etapa, alguns fatores devem ser levados em consideração:


- proporcionar o mínimo de estresse possível para reduzir a perda de peso e o número de contusões, fornecendo baixa intensidade de luz para manter os animais calmos.
- deve-se levar em consideração a idade e o peso das aves.
- a apanha manual é a mais utilizada na produção de frango de corte e pode ser feita de diversas maneiras, como:
    1. pelas pernas – ainda é muito utilizado, embora seja grande causador de lesões externas e internas nos músculos e pernas, pelo movimento brusco que se faz com os membros, sendo menos eficiente.
    2. pelo pescoço – mais recente. As aves são apanhadas duas a três em cada mão. Pode levar a lesões de pele e aumentar o estresse. Outra desvantagem é o número de arranhões no bolso e na coxa que são feitos no momento de introdução da ave na caixa que já tem outras aves.
    3. pelo dorso – o mais usado. Apanha-se individualmente a ave pelo dorso, por sobre as asas, sendo cuidadosamente colocadas nas caixas, oferecendo maior proteção à integridade física das aves e resultando em maior rendimento pela redução das lesões físicas, perdas e custos operacionais diretos e indiretos.

“Depois de apanhar os frangos, estes são colocados dentro de engradados plásticos, cada um comportando um mesmo número de aves. A capacidade de cada um varia, caso se trate de frangos grandes ou do tipo de galeto”, afirma Dr. Luiz Fernando Teixeira Albino, professor do Curso Profissionalizante CPT de Processador de Carne de Frango. Um frango grande deveria ocupar cerca de 300 cm2 de poso do engradado. Mas ainda não há legislação a respeito dessa questão de bem-estar no Brasil (COTTA, 2003).

O transporte dos frangos da granja até o frigorífico, por sua vez, deve ser feito por motoristas treinados e conscientes da carga que transportam, e que tenham noções sobre os prejuízos causados pela mortalidade no carregamento e transporte, e conhecimento sobre as possíveis lesões e os prejuízos que causam.

O caminhão transportador deve ser pesado duas vezes: a primeira, quando carregado com os engradados vazios e a segunda vez com os engradados cheios de aves. Assim, pode-se chegar com facilidade à média de peso por ave. Podem ocorrer perdas de peso no transporte entre a granja e o abatedouro. Elas variam segundo as condições de clima, de transporte e de espera no pátio do abatedouro. Pode ocorrer perda de 4% ao final do transporte por duas horas, mais duas horas de espera no pátio do abatedouro (COTTA, 2003).

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Como evitar lesões nas coxas dos frangos durante o abate?
- Processamento de carne de frango: cortes e desossa

Conheça os Cursos Profissionalizantes a Distância CPT.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?