As relações das famílias com a escola são complexas e importantes, sobretudo nos casos de alunos com deficiência. Neste sentido, a integração dos pais no processo de inclusão tem triplo valor: para a escola, para o aluno e para a própria família. Afinal, todos os pais querem que os filhos sejam felizes, bem-sucedidos, que vivam cercados de boas companhias, que sejam inteligentes e que saibam discernir, entre outras coisas, o certo do errado.
“Quando a deficiência gera comportamentos negativos capazes de transparecer que os alunos sejam considerados “problemáticos” é bastante frequente a possibilidade de que se estabeleça um clima de recíprocas acusações entre a família e a escola”, afirma Emiliane Rezende, professora do Curso a Distância CPT Educação Inclusiva e Educação Especial.
Independentemente da deficiência do filho, os pais devem assumir o papel de serem os mentores do filho no processo de educação. Questões básicas como limite, respeito às pessoas e às regras devem começar em casa. Quando um casal gera um filho, especialmente quando o filho é desejado, naturalmente, cria-se uma enorme expectativa em relação a esse novo ser. A grande maioria dos pais se projeta nos filhos e quer que eles tenham tudo aquilo que por vários motivos eles não puderam ter.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Especialista: Família e escola têm ser parceiras na inclusão de alunos especiais
- Professores: conheçam as estratégias para a educação de alunos deficientes
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Por Silvana Teixeira.
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