A contabilidade de custos, até algumas décadas atrás, era um termo relacionado à atividade industrial. Tratava-se normalmente do Custo dos Produtos Acabados, Custo dos Produtos em Elaboração, Custo dos Produtos Produzidos, entre outros. Atualmente, ela vem evoluindo e se modernizando, deixando de ser um mero instrumento auxiliar na avaliação de estoques e de lucros globais em sistemas de custeio ortodoxos, para se tornar um importante instrumento de controle e de suporte às tomadas de decisões empresariais.
A moderna Contabilidade de Custos passa a ser utilizada como instrumento de gestão em outros campos que não o industrial. Atualmente, os seus conceitos estão presentes em empresas de comércio e serviço, bancos, financeiras, escritórios, escolas, entre outros.
O uso de metodologias de custeio de produtos e serviços, como o ABC (Custeio Baseado nas Atividades), custeio direto, dentre outros, vem ajudando a propagar o uso de apropriação dos custos em atividades não industriais, que força uma ampliação do conceito de custos. Então, quais os importantes conceitos sobre a gestão de custos?
Alguns conceitos são fundamentais para compreender a gestão de custos na empresa. Os conceitos mais importantes são apresentados a seguir:
Gasto: é o sacrifício despendido pela empresa para a obtenção de bens ou serviços, mediante a entrega ou promessa de entrega de parte de seu ativo (dinheiro) como forma de quitação. Exemplo: gastos com compra de matéria-prima;
Investimentos: são gastos ativados em função da sua vida útil. Todos os sacrifícios havidos pelas aquisições que são estocados nos ativos das empresas. Os investimentos podem ser: circulantes (matéria-prima, produtos para revenda), permanentes (máquinas, equipamentos, veículos), e financeiros (ações de outras empresas, mercado financeiro). Exemplo: aquisição de máquinas para a produção;
Desembolso: é o pagamento efetivo dos bens ou serviços adquiridos. Exemplo: pagamento da compra de matéria-prima;
Perda: bens ou serviços consumidos de forma anormal e involuntária, reduzindo os ativos da empresa. Exemplo: perda por obsolescência, incêndio;
Despesa: são os bens ou serviços (gastos) consumidos direta ou indiretamente para obtenção de receitas. Exemplo: salários e comissões;
Custos: gastos com bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços. Exemplo: mão de obra, matéria-prima.
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Administração financeira - o planejamento e sua importância nas pequenas empresas
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Administração financeira - a contabilidade auxilia na gestão de custos?
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Por Silvana Teixeira
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Comentários
patricia martins amorim
29 de jan. de 2019EXCELENTE MATÉRIA ADOREI OBRIGADA.
Resposta do Portal Cursos CPT
29 de jan. de 2019Olá Patricia,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
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Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto