Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso de Matemática Financeira Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Administração de pequenas empresas - a importância das estratégias competitivas

Estratégia é oferecer produtos e serviços que tragam os mesmos benefícios para o cliente que os produtos ou serviços dos concorrentes, por um preço menor do que os deles

A importância das estratégias competitivas.

A concorrência no mundo dos negócios está cada vez maior e os consumidores estão aprendendo a ser mais exigentes. O desafio de manter uma empresa no mercado aumenta a cada dia.

Estratégia significa ganhar maior eficiência na operação do negócio, como conseguir comprar matérias-primas ou mercadorias mais baratas, racionalizar gastos, como energia elétrica e telefone, produzir em maiores quantidades, ter tecnologias mais eficientes para aumentar a produtividade, podendo, assim, vender mais barato. Estratégia também é oferecer produtos e serviços que tragam os mesmos benefícios para o cliente que os produtos ou serviços dos concorrentes, por um preço menor do que os deles. Pode-se também oferecer benefícios maiores, pelo mesmo preço.

“A escolha da estratégia competitiva não garantirá o sucesso de sua empresa, se você não puder sustentá-la diante de seus concorrentes. Você terá de continuar investindo para manter a vantagem competitiva que tiver conquistado, criando algum tipo de barreira à entrada dos concorrentes”, afirma o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do Curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

A concorrência no mundo dos negócios está cada vez maior e os consumidores estão aprendendo a ser mais exigentes. O desafio de manter uma empresa no mercado aumenta a cada dia. Você terá um desafio constante de buscar sempre um maior conhecimento das necessidades de seus clientes, conversando muito com eles e perguntando porque preferem fazer negócios com você e, se puder, conversando com os não clientes para saber porque não compram em sua empresa.

Uma empresa está bem posicionada no mercado, ou seja, tem uma boa estratégia de atuação, quando:

· oferece um bom atendimento aos clientes;
· possui diferenciação no atendimento, em relação aos concorrentes;
· tem bom relacionamento com fornecedores;
· cria barreiras à entrada de novos concorrentes.

Uma das principais preocupações do empreendedor deve ser a definição de uma estratégia competitiva. Isto quer dizer definir formas de ação que tornem uma empresa melhor do que as concorrentes. Para definir estratégias competitivas, você deverá conhecer bem as forças e fraquezas de seus concorrentes.

Alguns condicionantes da estratégia:

· voltada ao consumidor;
· opção inteligente, econômica e viável;
· envolve toda a empresa e coalizão;
· pouco formalizada e conscientizada.

Uma decisão estratégica envolve:

· senso crítico;
· interdependência sistêmica;
· incerteza;
· risco;
· criatividade;
· iniciativa; e
· conflito.

Natureza da estratégia

· de longo prazo: centrada em uma constância empresarial. Ex.: comprometimento com a qualidade/manter políticas claras de relacionamento com fornecedores e clientes/manter boas relações trabalhistas.

· contingenciais: Devem ser implementadas de forma a se antecipar a mudanças de cenários que estejam sendo previstas ou sempre que seja necessário para acompanhar os movimentos do mercado e avanços tecnológicos. Ex.: linha de produtos/processos de fabricação/práticas e estilo de comercialização.

Leia outros artigos relacionados ao tema:

Principais estratégias competitivas

Principais produtos e serviços

Estratégia de mercado-alvo

Estratégia de preços

Estratégia de promoção

Estratégia de praça

Estratégia de vendas

Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Gestão Empresarial, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Por Andréa Oliveira.

 

Cursos Relacionados

Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Marketing para Pequenas Empresas

Com Prof.ª Katsuê Watanabe

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso

Com Prof. Nelson Maciel e Prof.ª Raquel Carneiro

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Como Administrar Pequenas Empresas

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 468,00 à vista ou em até 12x de R$ 39,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso Administração Financeira na Pequena Empresa

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 498,00 à vista ou em até 12x de R$ 41,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 420,00 à vista ou em até 12x de R$ 35,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 420,00 à vista ou em até 12x de R$ 35,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Mais Artigos que abordam as diversas áreas do conhecimento

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade