WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Administração de empresas - tipos de estoque de produtos prontos

Administração de Administração de empresas - tipos de estoque de produtos prontos

 

O interessante para a empresa, de modo geral, é ter estoque de produtos prontos para a venda, na quantidade mínima necessária e no menor tempo possível. Exceto produtos e insumos de difícil reposição ou que têm alta valorização e oscilação positiva nas vendas.

Vejamos, a seguir, a classificação padrão dos tipos de estoque de produtos prontos:

Matérias-primas

Matérias-primas são os bens que, no seu todo ou parcialmente, farão parte do produto acabado. Estoques de matéria-prima insuficientes geram graves transtornos na produção e na comercialização e afetam negativamente os resultados econômicos e financeiros da empresa.

No conjunto dos diversos tipos de estoque, as matérias-primas são os de menor liquidez, pois precisa transformar-se em produtos acabados para serem vendidos e se tornarem caixa.

Componentes

Componentes fazem parte do produto final e a eles são agregados durante o processo de produção. São de grande importância e sua falta ocasiona perdas financeiras.

Insumos

Insumos são os bens e os produtos utilizados no processo produtivo, mas não fazem parte do  São de pouca liquidez, mas também são imprescindíveis no processo produtivo.

Produtos em processo

Os produtos em processo necessitam de tempo de produção suficientemente longo para que seja necessário esse registro. Grande parte das empresas industriais não necessita ter em seus estoques os produtos em processo, uma vez que o processo de produção é rápido e os estoques se transformam diretamente de matérias-primas e componentes em produtos acabados.

Já outras empresas, como fabricantes de aviões, navios, obrigatoriamente mantêm estoques de produtos em processo, pois o ciclo de produtos é mais demorado.

Produtos acabados

Os produtos acabados já estão prontos para venda, originários do processo produtivo da empresa ou adquiridos de outros fornecedores. Neles se encontram grandes volumes de investimento nas empresas comerciais.

Devem estar prontos para a entrega tão logo a venda seja realizada. É o mais líquido dos estoques, pois sua transformação em caixa depende da venda, do prazo e da cobrança.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Gestão Empresarial, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles o Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado.

Acesse os links abaixo e aprenda mais sobre Administração de Estoques:

Controle de venda e estoque

Atribuições de controle do estoque

Por que existe estoque

As finalidades de se administrar o estoque

Tipos de estoque

Classificação dos estoques

Classificação dos estoques quanto à disponibilidade

Classificação dos estoques quanto à durabilidade

Cases de sucesso

Ficha de controle físico-financeiro do estoque

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!