WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Adestramento de cães: esquema de reforçamento

Um conceito que todo adestrador de cães tem de conhecer bem é o chamado esquema de reforçamento, em que todas as vezes que emite o comportamento desejado recebe o prêmio

Adestramento de cães: esquema de reforçamento   Artigos Cursos CPT

 

Um conceito que todo adestrador de cães tem de conhecer bem é o chamado esquema de reforçamento. Falamos que, no início do ensinamento de um comportamento, o reforço deve ser fornecido imediatamente após a emissão do comportamento desejado e em todas as vezes que o cão realizá-lo. Isso faz com que o comportamento seja assimilado pelo cão e, justamente por isso, é chamado de reforço. “A esse tipo de reforço damos o nome de esquema de reforçamento contínuo, em que, todas as vezes que emite o comportamento desejado, o cão recebe o prêmio”, afirma Andrês Sales Coelho, professor do Curso a Distância CPT Adestramento de Cães.

Mas falamos também que, se o cão ganha sempre vai ficar dependente dessa ajuda para executar o comportamento e, também, caso você queira que o cão faça o comportamento, mas você não tem um prêmio, ele pode não executá-lo.

Mas, como fazer para que o cão não fique dependente dessa ajuda? Aqui entram os esquemas de reforçamento que chamamos de intermitentes. Por que intermitentes? Porque não são contínuos. Ora o cão ganha, ora ele não ganha, mesmo emitindo o comportamento. Isso faz com que o cão crie uma expectativa em receber o prêmio, mas não será em todas as vezes que ele emitir o comportamento que irá ganhar.

Muitos de vocês poderiam pensar: mas, se o cão não ganhar, ele pode desistir de emitir o comportamento? É nesse ponto que queria chegar. O primeiro esquema de reforçamento intermitente de que vamos falar será o esquema razão, em que a razão significa quantidade. Nesse esquema, o cão precisa emitir, por exemplo; dois comandos: senta, para só então ganhar o prêmio, ou seja, a quantidade de comportamentos é dois e chamamos esse esquema de razão fixa, pois a cada duas repetições do comportamento o cão ganha uma vez o prêmio. Esse exemplo utiliza o esquema de reforçamento intermitente de razão fixa 2x1.

No entanto, se mantivermos esse esquema o cão rapidamente entenderá que só vai ganhar após a segunda vez que ele fizer o comportamento, criando, também, uma dependência da ajuda. Para solucionar isso, é preciso utilizar também outro esquema chamado esquema de reforçamento intermitente, de razão variável. Este sim, é o esquema que vai fazer com que o seu cão execute o comando, independente de receber o prêmio ou não, fazendo com que ele não desista de executar o comando, como falamos anteriormente.

Mas, como esse esquema funciona? Na razão variável, o cão deve emitir inicialmente, por exemplo, três repetições do comportamento, para ganhar, mas, ora ele ganha na primeira execução, ora ele ganha na segunda execução, ou ora na terceira e isso vai variar de acordo com a razão, ou seja, se a razão for seis, ele pode receber o prêmio após a execução da primeira, segunda, terceira, quarta, quinta, ou até sexta repetição, e isso faz com que você possa criar uma série de combinações, fazendo com que o cão entenda que é necessário executar o comportamento, e não sabe quando ele vai receber o prêmio.

Existem adestradores que chamam esse processo de reforçamento aleatório. Isso faz com que se fortaleça a execução do exercício, ao contrário do que se pensava, que o cão iria desistir por não ganhar.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pet.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?