WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Abelhas com ferrão: Abelha-Africana (Apis mellifera scutellata)

A Apis mellifera scutellata veio do leste da África. Também conhecida como Abelha-Africana, é uma espécie muito agressiva, polinizadora e migratória

Abelhas com ferrão - Abelha-Africana (Apis mellifera scutellata)   CPT

A Apis mellifera scutellata veio do leste da África em 1956. Também conhecida como Abelha-Africana, é uma espécie muito agressiva, polinizadora, enxameadora e migratória.  Foi introduzida, no Brasil, na região de Rio Claro-SP, para pesquisas científicas, mas acabou escapando do cativeiro, No cruzamento com as raças aqui existentes, produziu um híbrido que passou a ser chamado de abelha africanizada. Alastrou-se rapidamente por todo o país. Sem meios de exterminá-la, os apicultores brasileiros se uniram em associações, com o objetivo de utilizá-la como produtora de mel. Com o desenvolvimento de novas técnicas e a utilização de medidas de segurança, foi possível obter uma boa produção de mel, o que possibilitou um desenvolvimento acentuado da apicultura no Brasil.

A Abelha-Africana possui um ciclo de desenvolvimento precoce (18,5 a 19 dias), em relação à europeia (21 dias), o que lhe confere vantagem na produção e na tolerância ao ácaro do gênero Varroa. Possui visão mais aguçada, resposta mais rápida e bastante eficaz ao feromônio de alarme.  Os ataques da Apis mellifera scutellata são, geralmente, em massa, persistentes e sucessivos, podendo até estimular a agressividade de operárias de colmeias vizinhas.

Ao contrário das Abelha-Europeia, que armazena muito alimento, a Abelha-Africana converte o alimento rapidamente, em cria, aumentando a população e liberando vários enxames reprodutivos. É uma abelha que migra facilmente, se a competição for alta ou se as condições ambientais não forem favoráveis. Tais características têm uma variabilidade genética muito grande, influenciadas por fatores ambientais internos e externos.

- Ocorrência
A Abelha-Africana, como o próprio nome diz, é encontrada desde a África do Sul até o Sul do Saara.

- Morfologia
A Apis mellifera scutellata possui o porte pequeno, com a coloração amarelada.

- Ninho
A colmeia da Abelha-africana é irregular por fora, mas por dentro é bem organizada. Nela podem viver até 80 mil abelhas, cada uma com suas funções predeterminadas. As operárias passam por diversas funções, durante a vida, conforme a idade. Além de proteger a colmeia contra ataques, as operárias produzem cera, utilizada para fazer os alvéolos, onde serão depositados os ovos da rainha. A temperatura certa para a modelagem da cera é de 35°C e, para isso, um grupo maior de operárias tem a função de manter a colmeia na temperatura certa. Se estiver frio demais para moldar a cera, ou para as larvas, as operárias produzem calor vibrando os músculos de voo. Já se estiver quente, as operárias abanam as asas para refrescá-la por meio da evaporação de gotículas de água colocadas em lugares estratégicos. Na natureza, o ninho é oval, como uma bola de futebol americano, pendurado em um galho, ou dentro de um tronco oco. Todos os alvéolos são inclinados para cima para que nada seja desperdiçado. Muitos alvéolos são depósitos de mel ou de pólen. As rainhas nascem como larvas comuns, mas modificam-se quando alimentadas com a geleia real, uma mistura de mel, pólen e secreções especiais.

- Mel
A Abelha-Africana é uma excelente produtora de mel, sobressaindo às europeias.

 

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT da área Apicultura.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Embrapa, USP, WebBee e Wikipédia

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Fábio José Peron

5 de jan. de 2023

Matéria excelente !

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de jan. de 2023

Olá, Fábio! Tudo bem? 

Agradeço sua visita em nosso site! 

Fico feliz por ter gostado do nosso conteúdo! 

Abraço!!

Equipe CPT.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?