WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

A sálvia possui benefícios cientificamente comprovados? Com certeza!

A Salvia officinalis apresenta efeitos analgésicos, antioxidantes, antissépticos, anti-inflamatórios e outros

Sálvia - imagem meramente ilustrativa

Planta nativa do Oriente Médio e do Mediterrâneo, a sálvia é muito utilizada pela medicina popular por suas propriedades medicinais. A erva pode ser utilizada para o tratamento de diversas doenças e acometimentos, tais como convulsões, úlceras, gota, reumatismo, inflamações, tontura, tremores, paralisia, diarreia e hiperglicemia, entre outros.

Alessandra Aziz, professora do Curso CPT Farmácia Viva - Princípios Ativos, Identificação e Utilização de Plantas Medicinais, confirma que o uso de plantas no tratamento de doenças é muito antigo na história da humanidade, sendo muito importante entender qual planta deve ser utilizada para cada acometimento, garantindo que o remédio funcione. Assim, diversas plantas medicinais, tais como a sálvia, possuem papel importante na cura e no tratamento de doenças.

A sálvia possui uma série de efeitos farmacológicos no organismo, podendo ser utilizada como anticancerígeno, anti-inflamatório, antinociceptivo, antioxidante, antimicrobiano, antimutagênico, antidemencial, hipoglicemiante e hipolipemiante.

Conheça os compostos bioativos da Salvia officinalis, a sálvia

É possível encontrar, no caule, nas folhas e nas flores da sálvia, alcaloides, carboidratos, ácidos graxos, derivados glicosídicos, compostos fenólicos, poliacetilenos, esteroides, terpenos e ceras. Assim, o óleo essencial extraído da planta apresenta mais de 120 componentes, dentre eles borneol, cânfora, cariofileno, cineol, elemeno, humuleno, leveno, pineno e tujona.

Conheça como funcionam alguns dos efeitos da utilização da sálvia como remédio natural:

Efeitos anticancerígenos e antimutagênicos

Estudos comprovam que o chá de sálvia já preveniu fases iniciais da formação de células cancerígenas do cólon, da mama, do útero, do reto, do pâncreas, da laringe, do pulmão, da pele e da cavidade oral.

Além disso, seu óleo essencial se mostrou capaz de reduzir a mutação causada pela exposição aos raios ultravioleta.

Atividades antioxidantes

Diversas doenças, como o câncer, distúrbios cardiovasculares, a diabetes e algumas doenças neurológicas, são intensificadas pelo estresse oxidativo do corpo. Contudo, existem evidências que sugerem que a sálvia possui propriedades potentes que evitam o estresse oxidativo, como o carnosol, o ácido rosmarínico, o ácido carnósico, o ácido cafeico, o rosmanol, o rosmadial e a cirsimaritina.

Propriedades anti-inflamatórias e contra dor

A inflamação e a dor são os principais sintomas de diversas doenças, uma vez que ocorrem como resposta a danos ocorridos nos tecidos do corpo humano. Assim, remédios anti-inflamatórios costumam ser os mais procurados por qualquer pessoa, mesmo que possuam efeitos colaterais desagradáveis. A sálvia se apresenta, então, como uma solução, pois existem estudos farmacológicos que demonstraram seus efeitos anti-inflamatórios e contra a dor sem que haja efeitos colaterais.

Efeitos antissépticos

Diversos estudos evidenciam os efeitos antimicrobianos da sálvia a partir de seu óleo essencial e de seu extrato etanólico, os quais podem funcionar muito bem como bactericidas e bacteriostáticos, impedindo a proliferação de bactérias e evitando, assim, possíveis infecções.

Além disso, a sálvia também apresenta efeito antifúngico, antiviral e antimalárico.

Melhora cognitiva e de memória

Estudos realizados com animais demonstraram que a sálvia melhorou a memória e a capacidade de cognitiva de ratos de laboratório. Essa melhora pode ser percebida tanto em pacientes saudáveis quanto em pacientes que portem problemas cognitivos.

Outros estudos apresentam que o óleo essencial de sálvia pode ser utilizado para melhorar o desempenho da memória em adultos saudáveis, bem como em pacientes com a doença de Alzheimer (casos leves e moderados).

Efeitos metabólicos

Extratos retirados de diferentes apartes da Salvia officinalis podem diminuir a glicose sanguínea, diminuindo a resistência do corpo à insulina. Além disso, a erva também pode diminuir os níveis de colesterol e auxiliar na perda de gordura corporal.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Plantas Medicinais:

Curso Farmácia Viva - Princípios Ativos, Identificação e Utilização de Plantas Medicinais
Curso Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais
Curso Uso de Plantas Medicinais em Dermatologia

Fonte: Ecycle – Ecycle.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Seloni

16 de fev. de 2022

Gostei muito das informações da Salvia.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de fev. de 2022

Olá, Seloni! Tudo bem? 

Ficamos felizes com o feedback! 

Abraços! 

Lorena 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!