Para que as crianças construam sua própria aprendizagem, é necessário que se sintam participantes de um ambiente que tenha sentido para elas. “A sala de aula deve ser vista como uma oficina de trabalho de professores e crianças, podendo transformar-se num espaço estimulante, acolhedor, de trabalho sério, organizado e alegre”, afirma Luciana Fiel, professora do Curso CPT Desenvolvimento da Linguagem Matemática.
Segundo Aranão, 1996, as pesquisas mostram que o meio ambiente pode agilizar ou retardar o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. As crianças de culturas mais industrializadas geralmente desenvolvem-se mais rapidamente do que as de culturas menos industrializadas. Dentro de um mesmo País, as crianças de nível socioeconômico médio-alto desenvolvem-se mais rapidamente do que as de baixa renda, e as que vivem na cidade, mais rápido do que as de zonas rurais.
Enquanto vive em um meio sobre o qual pode agir, discutir, decidir, realizar r avaliar com seu grupo, a criança adquire condições e vive situações favoráveis para a aprendizagem. Dessa forma, a sala de aula deve ser marcada por um clima cooperativo e estimulante para o desenvolvimento das crianças, bem como deve fornecer a interação entre diferentes significados que eles apreenderão ou criarão, pelas propostas feitas e pelos desafios que vencerem para isso, é importante realizar as atividades com os grupos de trabalho, que, assim como os diferentes recursos didáticos, tornam-se indispensáveis.
Os erros fazem parte do processo de aprendizagem, devendo ser explorados e utilizados de maneira a gerar novos conhecimentos, novas investigações, num processo permanente de refinamento das ideias discutidas. Por isso, o ambiente proposto deve ser positivo, onde possibilite condições de encorajar as crianças a criar soluções, explorar possibilidades, levantar hipóteses, justificar seu raciocínio e validar suas próprias conclusões.
Alguns procedimentos de comunicação devem estar implícitos na organização do ambiente de trabalho com a classe. A comunicação tem papel relevante na troca de experiências entre os envolvidos no processo de trabalho da classe, e define a situação que vai dar sentido às mensagens trocadas. Ela não consiste apenas na transmissão de ideias e fatos, mas, principalmente, em oferecer novas formas de ver essas ideias, de pensar e relacionar as informações recebidas de modo a construir significados, de explorar, de investigar, descrever, representar seus pensamentos e suas ações.
Representar, ouvir, falar, ler e escrever são competências básicas de comunicação e essenciais para a aprendizagem. Assim, a aprendizagem deve ter momentos para:
- produção e leitura de textos;
- trabalhos em grupo;
- jogos;
- elaboração de representações pictóricas; e
- elaboração e leitura de livros pelas crianças.
Ampliamos a possibilidade de significação para uma ideia surgida no contexto da classe quando variamos os processos e as formas de comunicação. Quando é usada a ideia de uma criança, ocorre uma reação nas demais, firmando uma rede de interações e permitindo que diferentes inteligencias se mobilizem durante a discussão.
Animar, manter a rede de conversas e coordenar ações é o trabalho do professor. Nessa perspectiva, o professor não está ali para resolver problemas e tomar decisões sozinho. O que o professor tem que discernir durante as atividades são as novas possibilidades que podem abrir-se à classe, orientando e selecionando aquelas que favoreçam a aproximação das crianças dos objetivos traçados e da busca por novos conhecimentos.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Gostou da matéria? Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- M.A.T.E.M.Á.T.I.C.A: primeiro passo das maiores invenções!
Conheça os Cursos CPT da área Educação infantil.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.