WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

A maior massa de célula viva do planeta? Os micro-organismos!

Mesmo sendo tão pequenos, os micro-organismos constituem a maior massa de célula viva do Planeta Terra

A maior massa de célula viva do planeta? Os micro-organismos!   Artigos CPT

Mesmo sendo tão pequenos, os micro-organismos constituem a maior massa de célula viva do Planeta Terra. “O campo de estudos da microbiologia desenvolveu-se, enquanto ciência, no início de 1850 com o surgimento do microscópio e agentes químicos que nos permitiram observar os micro-organismos invisíveis a olho nu”, explica Dr.ª Emilene Campos Galvão, professora do Curso CPT Microbiologia Geral.

Microbiologia é a ciência da vida microscópica (MICRO = pequeno; BIOS = vida; e LOGOS = ciência), aborda o estudo, identificação e caracterização morfológica e fisiológica do metabolismo de micro-organismos. Esses podem viver individualmente ou associados a hospedeiros na natureza.

Os micro-organismos conseguem se desenvolver como célula única, independente ou em conjunto formando estruturas multicelulares denominadas colônias. O campo de estudos da microbiologia pode ser dividido em:


• Ciência básica

Aborda o aspecto físico-químico fisiológico de um micro-organismo. Essa área desenvolveu-se a partir de estudos sobre a morfologia celular. Dentre as características peculiares dos micro-organismos podemos citar a rápida multiplicação e a possibilidade de cultivá-los em laboratório. Essas características nos auxiliam a compreender, por exemplo, a função de uma célula viva. Dessa forma, pode-se dizer que, atualmente, a microbiologia é a base das ciências biológicas.

• Ciência aplicada

Consiste na busca por soluções de problemas nas áreas de agricultura, medicina veterinária, medicina humana e em estudo sobre o meio ambiente. Dessa forma, busca-se uma aplicação efetiva dos micro-organismos a partir do conhecimento da microbiologia básica. Os grupos de micro-organismos mais estudados são as algas microscópicas, os fungos (filamentosos e unicelulares), os vírus, os protozoários e as bactérias.

Outra característica da célula microbiana é a sua capacidade de absorver os nutrientes do ambiente e processá-los internamente, transformando suas propriedades por meio de reações químicas e consumo de energia. A célula microbiana também pode interagir com outros metabólicos e responder a sinais no ambiente em que vive.

O senso-comum sempre relacionou o termo “micro-organismos” a “vilões”, patógenos causadores de infeções e enfermidades. Mas não podemos considerar os micro-organismos apenas como vilões, já que são essenciais em processos de transformação da matéria-prima a nosso favor. Por isso, é plausível dizer que a microbiologia é essencial e que faz parte de nosso dia a dia. Podemos observar a sua importância em alguns produtos que utilizamos em nosso cotidiano, entre eles: a produção de derivados do leite, principalmente queijos e iogurte, a produção de vinagre, bebidas alcoólicas, pães, produtos farmacêuticos e medicamentos.

A área de microbiologia é uma importante ferramenta para aprimorar a manipulação de alimentos minimizando o risco de ação de micro-organismos decompositores nocivos à saúde e facilitando a conservação de alimentos.

Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


Quais fatores afetam o crescimento microbiano, você sabe?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!