Há praticamente duas décadas o e-commerce surgiu como alternativa para aquisição de produtos, a distância, de forma prática e segura. Entretanto, além da comodidade, as pessoas buscam eficiência e agilidade na entrega. Por esses motivos, o comércio eletrônico deve melhorar a logística e, assim, garantir a satisfação dos clientes. Para isso, a empresa virtual deve investir na capacitação da equipe, organização do estoque, segurança do transporte...
1. Capacitação da equipe
A qualificação aprimora a eficiência dos colaboradores do comércio eletrônico, o que contribui com o aumento da produtividade e a motivação da equipe para fazer mais e melhor. Sendo assim, a empresa deve oferecer ao time treinamento de qualidade, seja em cursos on-line seja em consultorias. O mais importante é lapidar os conhecimentos do time de colaboradores concernentes à logística no e-commerce.
2. Organização do estoque
Um estoque organizado, administrado por profissional qualificado, otimiza o processo de separação dos pedidos, além de outras etapas da logística. Basta separar os produtos com maior demanda e organizá-los com prioridade sobre os demais. Dessa forma, eles são retirados do estoque com mais eficiência e agilidade, o que torna a entrega aos clientes ainda mais rápida para a satisfação de todos.
3. Reposição do estoque
Estoques abarrotados de produtos significa desperdício de dinheiro. Atualmente, “a boa logística se fundamenta em estoques menores, com itens repostos frequentemente, conforme a demanda. Com isso, evitam-se perdas e economiza-se espaço, além de alcançar maior precisão”, esclarece Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Como Administrar Estoque e Almoxarifado.
4. Opções variadas de frete
Embora o frete seja mais caro, mais de 80% das lojas virtuais usam os serviços dos Correios para abranger mais regiões do país. Entretanto, o e-commerce tem buscado outras opções de frete mais acessíveis. Uma forma de fazer isso, é na parceria com transportadoras, como a Total Express, uma das maiores do país, que atendem ao e-commerce. Com isso, além de ampliar a capacidade de entrega, as lojas virtuais reduzem os custos do frete.
5. Segurança no transporte
No transporte das encomendas, podem surgir imprevistos nada agradáveis. O roubo de cargas é um exemplo, que gera grandes prejuízos ao empreendedor. Sendo assim, o e-commerce deve investir na segurança das mercadorias, com transportadoras que oferecem rastreamento e proteção das cargas. Muitas empresas de transporte contam com seguro se porventura houver extravio ou roubo de carga.
6. Logística reversa eficiente
Com o advento do e-commerce, surgiu o conceito logística reversa, que engloba várias etapas, desde o contato do consumidor com o SAC até a devolução ou troca do produto. Para melhorar a eficiência da logística reversa, o processo deve ser automatizado. Da chegada do produto ao centro de distribuição até a conferência para troca ou reembolso do cliente, tudo deve ocorrer com rápido fluxo.
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Fontes: Ecommerce Brasil - ecommercebrasil.com.br
MTC Log - mtclog.com.br
Por Andréa Oliveira.
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