Qual o significado da expressão "Produtor de Água"?

Produtor de Água refere-se a um programa desenvolvido pela Agência Nacional de Água e tem seu foco voltado ao estímulo à política de Pagamento por Serviços Ambientais objetivando a proteção hídrica no Brasil

Qual o significado da expressão “Produtor de Água”?   Artigos Cursos CPT
 

A água é considerada como um bem mineral, é pública, encontrada em abundância na natureza e não precisa ser criada pelo homem. Ela ocupa a maior parte do nosso planeta e pode ser encontrada nos mares, no gelo, em rios, lagos, chuvas, no ar que respiramos, nos alimentos que ingerimos, nos vegetais que compõem a nossa flora, no solo que pisamos e abaixo dele (nos lençóis freáticos e subterrâneos). É necessária para o funcionamento do nosso organismo, para o funcionamento do organismo dos animais, para o desenvolvimento das plantas, para a preparação de nossos alimentos, para a assepsia do nosso corpo, para a limpeza dos ambientes que frequentamos, para a indústria, enfim, em todos os momentos de nossas vidas a água está presente, favorecendo a sobrevivência dos seres vivos. Mas, afinal, se a água não precisa ser criada, qual o significado da expressão "Produtor de Água"?

De acordo com Augusto Luis Regger Almeida Neves, professor responsável pela Aula 2 – Produtor de Água, da série Professor Eventual, volume II, “Ao contrário do que muitos imaginam, ser um produtor de água não significa ser uma pessoa capaz de criá-la. A expressão produtor de água refere-se apenas a um programa desenvolvido pela Agência Nacional de Água – ANA – e tem seu foco voltado ao estímulo à política de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA – objetivando a proteção hídrica no Brasil”. É um programa voltado mais precisamente para o meio rural devido ao fato de lá existirem as diversas interações entre a água, o solo, as plantas e a atmosfera.

Como acontece o movimento da água no sistema solo, plantas e a atmosfera?


É simples: a água da chuva é absorvida pelas plantas e, por meio de suas raízes, abastece o lençol freático. O lençol freático, em algum ponto de sua extensão, pode aflorar e dar origem a uma nascente. Esta, por sua vez, dependendo do volume pode formar um córrego, um riacho, um rio ou até mesmo um lago. Enquanto exposta na natureza, a água fica sujeita a temperaturas elevadas. Evapora-se e sobe novamente formando as nuvens. Assim, completa-se o ciclo que, por sua vez, deve ser sempre constante.

A água contida no lençol freático (depositada entre uma camada de solo e uma camada de pedras impermeáveis), por sua vez, também pode abastecer o lençol subterrâneo (gigantesca “caixa d’água” localizada abaixo do lençol freático), desde que em alguns pontos a junção de suas pedras deixem pequenas frestas pelas quais poderá passar a água. Enquanto esta faz o percurso entre as pedras, vai sendo filtrada até chegar completamente limpa ao lençol subterrâneo.

Por que a preservação das nascentes é incentivada por programas do governo?


Por que elas secam. As nascentes secam devido a dois motivos: perda da vegetação que a circunda, impedindo que as raízes das árvores e outras vegetações transportem a água da chuca através do solo até o lençol freático; e extração de água do lençol freático ou subterrâneo por meio de poços semiartesianos e artesianos, devido à falta de chuva.

Como o Programa Produtor de Água funciona?


O programa tem como objetivo apoiar, orientar e certificar projetos que visem a redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, propiciando a melhoria da qualidade, a ampliação e a regularização da oferta de água em bacias hidrográficas de importância estratégica para o País. Em outras palavras:

1- Trata-se de um programa de adesão voluntária de pagamento por serviços ambientais no qual são beneficiados produtores rurais que, por meio de práticas e manejos conservacionistas e de melhoria da cobertura vegetal, venham a contribuir para o abatimento efetivo da erosão e da sedimentação e para o aumento da infiltração de  água, segundo o conceito provedor-recebedor;
2- É fundamentado no uso da política de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Estímulo a adoção de boas práticas conservacionistas voltadas à proteção dos recursos hídricos no Brasil;
3- Projetos que visem à redução da erosão e do assoreamento de mananciais e aumentem a infiltração de água no meio rural. O Programa prevê o apoio técnico e financeiro para o estabelecimento de arranjos que possibilitem o pagamento por serviços ambientais e para execução de ações, como:
- Construção de terraços e de bacias de infiltração
- Readequação de estradas vicinais
- Proteção de nascentes
- Recomposição e conservação de áreas com vegetação naturalmente
- Reflorestamento das áreas de proteção permanente e reserva legal, agropecuária sustentável
- Saneamento ambiental, entre outros.

Conheça toda a Série CPT Professor Eventual, Volume II, disponibilizada em DVDs. Nela são abordados os seguintes temas:

Aula 1- Trânsito: Cidadania e Respeito às Regras
Aula 2- Produtor de Água
Aula 3- Como Produzir Energia Elétrica a Partir do Sol
Aula 4- Queimaduras e suas Consequências
Aula 5- Estratégias de Concentração para Estudar
Aula 6- Como Produzir Energia Elétrica a Partir do Vento
Aula 7- Os Jovens e as Finanças - Educação Financeira para o Sucesso
Aula 8- Inovação
Aula 9- Aula Rádio Escola - Implantação e Funcionamento
Aula 10- Puberdade e Noções de Higiene e Saúde

Por Silvana Teixeira.
Fontes: ANA, Brasil.gov.br, Itpa.org.br, Fisiologia Vegetal.

Cursos Relacionados

Professor Eventual - Aulas para Estudantes - Volume 2 Professor Eventual - Aulas para Estudantes - Volume 2

Com Prof. Prof. Augusto Neves, Prof.ª Eliangela Saraiva, Prof. Erasmo Geraldo e outros

R$ 1.300,00 à vista ou em até 10x de R$ 130,00 sem juros no cartão + frete

Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Professor Eventual - Aulas para Alunos

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade