Qual o papel do cérebro no processo de aprendizagem?

Não existe fórmula para se aprender mais rápido. Cada pessoa possui uma maneira de aprender e ainda depende também do tipo de inteligência que cada um possui

Como aprendemos as coisas e qual o papel do cérebro nesse processo?   Artigos Cursos CPT
 

Segundo Luiz Sérgio Pessôa, professor responsável pela Aula 9 - Aproveite seu Tempo e Aprenda Mais - da série Professor Eventual, "Não existe fórmula para se aprender mais rápido, o que existem são técnicas de aprendizagem que podem ser adaptadas de acordo com cada um. Cada pessoa possui uma maneira de aprender e ainda depende também do tipo de inteligência que cada um possui".

O cérebro humano é a estrutura mais complexa do Universo. É o "computador central" que controla todo o nosso corpo e fica localizado dentro da caixa craniana. É o principal órgão do sistema nervoso, para onde convergem todas as informações que recebemos; representa apenas 2% da nossa massa corporal, porém consome mais de 20% do nosso oxigênio; e comanda as atividades, como o controle das ações motoras voluntárias e involuntárias, a integração dos estímulos sensoriais e as atividades neurológicas, por exemplo a memória e a fala.

Decifrar os mecanismos por meio dos quais ele consegue criar movimentos, percepções, pensamentos, memórias e a consciência é o maior desafio científico de todos os tempos. As ações voluntárias são aquelas que a gente faz por vontade própria: falar, brincar, mexer um dedinho do pé e muitas outras coisas. Já as ações involuntárias são aquelas que fazemos sem saber, como a respiração e o bater do nosso coração. Isso tudo é obra do trabalho incessante do nosso cérebro!

O cérebro necessita de três elementos importantes para sobreviver: as proteínas, a glicose e o oxigênio. Esses elementos são conseguidos através de uma alimentação equilibrada e da atividade física. Quando combinados, eles são responsáveis por nutrir seis partes do cérebro: Lobo Frontal, Lobo Parietal, Lobo Occipital, Lobo Temporal, Tronco Cerebral e Cerebelo.

1- Lobo Frontal


É o maior dos quatro, se estende por trás da testa. Responsável pelos mais simples movimentos físicos, como também pelas funções do aprendizado, do pensamento, da memória e da fala.

2- Lobo Parietal


Localizado por trás do frontal, se estende até a parte posterior da cabeça. Responsável pela percepção espacial e pelas informações sensoriais de dor, calor e frio.

3- Lobo Occipital


É o menor dos quatro, situado na parte posterior do temporal, recebe e processa as imagens visuais.

4- Lobo Temporal


Localizado na base do parietal, até a altura dos ouvidos é responsável pelos estímulos auditivos.

5- Tronco cerebral ou tronco encefálico


Segundo a Wikipédia, “O Tronco cerebral ou tronco encefálico é a porção do sistema nervoso central, situada entre a medula espinhal e o diencéfalo, sendo quase na sua totalidade intracraniano (apenas uma porção do bulbo é exocraniana)”. Ocupa a fossa craniana posterior diante do cerebelo. O tronco cerebral tem três porções que são, de baixo para cima:

I- Bolbo raquidiano ou Medula oblonga: conecta o encéfalo com a medula espinhal. O bolbo contém os centros cardíacos, respiratórios e vasomotores responsáveis por regular a frequência cardíaca, respiração e pressão arterial. Também regular o reflexo de tossir, espirrar, engolir e vomitar. É onde a maioria das vias motoras se cruzam contralateralmente.

II- Protuberância/ponte de varólio: a ponte de varólio conecta os sinais do cérebro, medula e cerebelo. Contém núcleos que regulam principalmente sono, respiração, deglutição, controle da bexiga, audição, equilíbrio, gosto, movimento dos olhos, expressões faciais, sensação facial e postura.

III- Mesencéfalo: dividido em tectum (teto em latim) e pedúnculo cerebral possui núcleos que regulam movimentos oculares, audição, tônus muscular, prazer, sono/vigília, alerta e regulação da temperatura.

6- Cerebelo


Também segundo a Wikipédia, “O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio, pelo controle do tônus muscular, dos movimentos voluntários, e aprendizagem motora. Dependemos do cerebelo para andar, correr, pular, andar de bicicleta, entre outras atividades. É formado por 2 hemisférios - os hemisférios cerebelares, e por uma parte central, chamada de Vermis. O termo cerebelo deriva do latim e significa pequeno cérebro”.

Hemisférios cerebrais

Nosso cérebro é formado por duas metades, chamadas de hemisférios cerebrais e cada hemisfério controla uma série de funções. O hemisfério direito, por exemplo, é que nos confere a capacidade de reconhecer rostos e objetos. Já o lado esquerdo do cérebro controla nossa capacidade de leitura e escrita, assim como nos permite identificar regras gramaticais.

Funções do Cérebro

O cérebro comanda todas as nossas atividades e sentimentos, tais como os movimentos corporais, a memória e nossas emoções. Se somos capazes de andar, falar e refletir isso se deve à atuação conjunta de diversas regiões do cérebro.

O que é cognição?

Cognição nada mais é, na linguagem mais simples possível, que aprendizagem ou processo de aquisição de conhecimento. É a capacidade que temos de receber uma informação, processá-la e responder esse estímulo, que envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio que fazem parte do desenvolvimento intelectual.

Conheça toda a série CPT Professor Eventual, Volume I, disponibilizada em DVDs. Nela são abordados os seguintes temas:

Aula 1- Água: Fonte de Vida
Aula 2- Os Perigos e as Consequências das Drogas
Aula 3- Como Fazer uma Boa Redação
Aula 4- Bullying e suas Consequências
Aula 5- Relações Sexuais e DSTs
Aula 6- Criatividade
Aula 7- Reprodução Humana
Aula 8- Jovens e Facebook
Aula 9- Aproveite seu Tempo e Aprenda Mais
Aula 10- Saneamento Básico: O Grande Problema das Cidades

Por Silvana Teixeira.
Fontes: Drauzio Varella; Só Biologia; Toda matéria; wikipédia.

Cursos Relacionados

Professor Eventual - Aulas para Estudantes - Volume 1 Professor Eventual - Aulas para Estudantes - Volume 1

Com Prof. Bruno de Morais, Prof. Cid Martins, Prof.ª Eliangela Saraiva e outros

R$ 1.300,00 à vista ou em até 10x de R$ 130,00 sem juros no cartão + frete

Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Fabricio Rodrigues Dos Santos

06/01/2017

Muito bom os cursos.

Resposta do Portal Cursos CPT

20/02/2017

Olá Fabrício,

Ficamos muito felizes que goste dos nossos cursos a distância de capacitação profissional.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Outros artigos relacionados à área Professor Eventual - Aulas para Alunos

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade