Concentração para estudar. Como conseguir?

Em qualquer etapa do ensino, deve-se dedicar boa parte do tempo à escola e aos estudos. Trata-se de um processo crescente, ou seja, à medida que o tempo passa, mais dedicação aos estudos é necessário

Concentração para estudar. Como conseguir?   Artigos Cursos CPT
 

Em qualquer etapa do ensino, você deve dedicar boa parte do seu tempo à escola e aos estudos. Trata-se de um processo crescente, ou seja, à medida que o tempo passa, mais tempo dedicado aos estudos é necessário, culminando no ensino superior. Porém, tomar a iniciativa de sentar, abrir o caderno e o livro e começar a estudar é difícil para a maior parte das pessoas. Não são poucos que passam a maior parte do tempo se iludindo com o clássico argumento “amanhã eu estudo e vou pegar firme”, relata Nelimar Ribeiro de Castro, professor responsável pela Aula 5 – Estratégias de Concentração para Estudar, da Série Professor Eventual, Volume II.

Diante desta situação problemática, o que devem as pessoas fazer para conseguir estudar e aprender, de forma simples e concreta? Como conseguir a concentração necessária para aprender mais? Boas estratégias vão a seguir:

1- Estabelecer metas


Um fato fundamental para o desenvolvimento de qualquer atividade é que o ser humano se esforça mais se tem uma meta a atingir. O problema é que metas muito distantes, do tipo “vou estudar agora, no ensino médio, porque sei que daqui a oito anos serei um engenheiro”, podem não ser tão efetivas.

Para chegar a ser engenheiro, será preciso fazer o curso em uma Universidade. Para entrar em uma Universidade, será preciso ter uma boa nota na prova de seleção. Antes disso, será preciso terminar o ensino médio. E, para terminar o ensino médio, será necessário terminar o primeiro ano. E, para terminar o primeiro ano, é preciso aprender o conteúdo que está sendo estudado agora. É preciso ter metas bem definidas no curto, médio e longo prazos. Do contrário, a tendência é que a pessoa passe mais tempo pensando no que poderá conquistar com o estudo, perdendo o foco no estudo em si.

É preciso ter metas diárias, semanais, mensais e anuais. E a meta do dia deverá estar bem clara: “x” capítulos deverão ser lidos em uma dada disciplina e “x” exercícios deverão ser resolvidos na outra. Ao cumprir sucessivas pequenas metas como essa, você se motivará para planejar e buscar novas metas.

b) Fazer uma agenda de trabalho


Em qualquer atividade, a tendência é que a concentração da maioria das pessoas diminua a cada 50 minutos de atividade intelectual. Por isso, é recomendável que, a cada 50 minutos, você faça um pequeno intervalo para relaxar por 10 minutos. Nesse pequeno intervalo, faça coisas diferentes, como ir ao banheiro, tomar água ou, simplesmente, olhar a paisagem ou devanear sobre um tema qualquer. O que não pode é estender essa parada para além dos 10 minutos. A agenda de estudo deve ser planejada e executada com disciplina, afinal, estudar em casa exige autocontrole, com horários fixos rigorosos. Mesmo atividades cotidianas como dormir ou comer devem ser feitas em horários rotineiros. As trocas de horários, particularmente para o atendimento de necessidades vitais como fome e sono e também para o estudo, vão dificultar a ambientação do corpo e prejudicar o rendimento das atividades.

c) Ter um ambiente adequado de estudo


O local para o estudo deve levar em conta alguns aspectos fundamentais. O primeiro deles é o ambiente planejado para a concentração, sem elementos que levem à dispersão, afinal o cérebro não consegue focar em duas coisas ao mesmo tempo. Por isso, estudar em um local simples e silencioso, sem elementos que possam atrair a atenção de quem estuda, certamente, vai ajudar na concentração. Outro recurso indispensável é a luminosidade: o ambiente deve ser claro, já que os ambientes de penumbra, com pouca luz, levam à sonolência.

d) Autopremiar


O cumprimento de uma meta, um bom resultado na avaliação e a aprovação no final do ano devem ser comemorados. Em troca do cumprimento das metas rotineiras, você deve se permitir um pouco de diversão: cinema, shows e baladas são ótimas recompensas. Além disso, os esportes, a diversão e o namoro ajudam a relaxar e devem fazer parte da rotina de quem estuda, principalmente, nos finais de semana.

Conheça toda a Série CPT Professor Eventual, Volume II, disponibilizada em DVDs. Nela são abordados os seguintes temas:

Aula 1- Trânsito: Cidadania e Respeito às Regras
Aula 2- Produtor de Água
Aula 3- Como Produzir Energia Elétrica a Partir do Sol
Aula 4- Queimaduras e suas Consequências
Aula 5- Estratégias de Concentração para Estudar
Aula 6- Como Produzir Energia Elétrica a Partir do Vento
Aula 7- Os Jovens e as Finanças - Educação Financeira para o Sucesso
Aula 8- Inovação
Aula 9- Aula Rádio Escola - Implantação e Funcionamento
Aula 10- Puberdade e Noções de Higiene e Saúde

Por Silvana Teixeira.

Cursos Relacionados

Professor Eventual - Aulas para Estudantes - Volume 2 Professor Eventual - Aulas para Estudantes - Volume 2

Com Prof. Prof. Augusto Neves, Prof.ª Eliangela Saraiva, Prof. Erasmo Geraldo e outros

R$ 1.300,00 à vista ou em até 10x de R$ 130,00 sem juros no cartão + frete

Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Professor Eventual - Aulas para Alunos

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade